quarta-feira, 17 de abril de 2013

SescTV estreia série sobre Arquitetura


paulo markun-sesctv-arquitetura-série
SescTV estreia no dia 27 de abril, às 21 horas, a série Arquiteturas, com 13 episódios semanais sobre alguns dos mais importantes locais de convivência já definidos pela mão humana brasileira, debatendo a relação entre arquitetura, espaço público e cidadania no País.

O lançamento do projeto será nesta quinta-feira, 18/04, a partir das 20h, no Sesc Pompeia, com o debate Arquiteturas-Identidades. Mediado por Paulo Markun, o evento terá como debatedores Guilherme Wisnick (curador da 10ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo) e Paulo Garcez (professor do Museu Paulista da USP e de Pós-Graduação da FAU-USP). Na plateia estarão alguns dos mais importantes arquitetos brasileiros.

Dirigidos pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, os programas mostram em detalhes obras arquitetônicas que têm como função o convívio de pessoas, o uso coletivo. Com depoimentos e aprofundamento nas técnicas de renomados arquitetos nacionais - Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e João Batista Vilanova Artigas, por exemplo, a série abordará detalhes de construções em Minas Gerais, São Paulo, Pará, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro.

Cada um dos 13 episódios discorrerá sobre um projeto, com duração de 52 minutos. A estreia irá desvendar o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas. Ainda terão episódios o Mercado Ver-O-Peso (Belém, PA), a Biblioteca Mario de Andrade (São Paulo), a Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto, MG), os teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, ente outros (Confira abaixo a programação completa).

“A série Arquiteturas viaja por um território muitas vezes ignorado pela televisão: a mistura de arte e técnica que singulariza determinadas edificações, transformando-as em marcas do talento humano e espaços de convivência. Os programas percorrem vários usos - teatro, mercado, escola, moradia, estádio, museu, biblioteca, igreja... todos unidos pela arquitetura, de ontem e de hoje, sempre talentosa”, afirma Paulo Markun.

Segundo seus autores e o SescTV, a série coloca em discussão na sociedade brasileira a importância de projetos arquitetônicos de uso público nas cidades. “A arquitetura é, assim como as outras artes, reveladora da história e da cultura de um povo. Com a série, o Sesc propõe um debate sobre a apropriação dos espaços e sobre a arquitetura como elemento de identificação de uma sociedade, em sua expressão do simbólico”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

Além do horário especial aos sábados às 21h, os programas serão reexibidos durante a semana: domingo, às 12h e às 20h; segunda-feira, às 10h e 22h; terça, às 14h; quarta, às 15h; e quinta-feira, às 8h.

Para sincronizar o SescTV
Sistema DTH (ou em todo o território):
Canal 3 da Sky
Canal 137, da Net Digital nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro
Canal 28 da Oi TV
Para outras cidades consulte: www.sesctv.org.br

Série Arquiteturas - Programação
27/abril – Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
04/maio – Mercado do Ver-O-Peso, Belém, Pará
11/maio – Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
18/maio – Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto
25/maio – Espaço Natura, São Paulo
01/junho – Superquadras de Brasília
08/junho – Copromo (Cooperativa Pró-Moradia de Osasco), São Paulo
15/junho – Theatro Municipal, Rio de Janeiro e São Paulo
22/junho – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU – USP
29/junho – Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro
06/julho – Estádio Municipal Serra Dourada, Goiânia, Goiás
13/julho – Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro
20/julho - Sesc Pompeia, São Paulo

Fonte: Atelier de Imagem e Comunicação  |  Foto: Divulgação

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...