quarta-feira, 24 de abril de 2013

Forrobodó faz oficina de contação na Paraíba

A Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de Rio Preto, por meio de sua atriz Aline Alencar, realiza até a próxima sexta-feira, dia 26 de abril, no Centro Cultural de Sousa, no Estado da Paraíba, uma Oficina de Contação de Histórias para os professores da rede municipal de ensino.

O projeto, realizado e viabilizado pelo Banco do Nordeste, pretende capacitar e formar novos contadores de histórias. A Cia. Forrobodó se utiliza de técnicas que envolvem as diversas formas de narração/contação de histórias, tendo como foco a literatura popular. Serão explorado na oficina: repertório, a música da narração, bonecos, representação teatral, domínio e conhecimento das histórias, já que é uma prática que desenvolve uma singularidade no como fazer.

O trabalho faz parte da pesquisa e prática que a Cia. Forrobodó vem realizando ao longo dos anos que, além da formação artística, hoje desenvolve projetos na formação de leitura a partir de capacitações para professores atuarem na área. “Acredito que uma das ações mais eficientes na formação literária é a pratica de se contar histórias e auxiliar profissionais da educação com essa vivência é ampliar seu leque de possibilidades, repertórios e linguagens. Tornarão as histórias como deliciosos sorvetes de várias bolas e quem já provou de várias não vai querer de uma bola só”, afirma Aline Alencar.

A Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular foi criada em 2004 pela atriz Aline Alencar e o ator e músico Marcelo de Castro, ambos motivados pela busca de uma estética própria e fundamentada na pesquisa da cultural popular brasileira e suas manifestações. Em sua trajetória, tem os espetáculos “É Poesia Popular!”, “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”, “O Pavão Misterioso”, entre outros.

Fonte e Foto: Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...