terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cultura lança Museu On-line com obras do artista naïf Silva


Os amantes das artes plásticas poderão conferir a partir de hoje, pela Internet, as obras do artista José Antônio da Silva, considerado o mais importante artista naïf do Brasil, por meio do Museu On-line lançado pelas Secretarias de Cultura e Comunicação de São José do Rio Preto. O Museu On-line de Arte Primitivista “José Antônio da Silva” pode ser visitado no Portal do Cidadão, no endereço http://www.riopreto.sp.gov.br./

A Prefeitura lança a página no ano em que se comemora o centenário da morte do pintor, escritor, escultor e poeta, que registrou em suas telas o desbravamento e a implantação da agricultura na região noroeste do Estado de São Paulo e que viveu a maior parte de sua vida em Rio Preto.

As obras on-line fazem parte do acervo do MAP - Museu de Arte Primitivista "José Antonio da Silva", que funciona no segundo andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. Inaugurado em 19 de julho de 1980, o MAP reúne em seu acervo 67 telas, mais de 60 objetos históricos e várias esculturas de todas as fases da obra de Silva.

Sobre José Antônio da Silva

Silva nasceu em Sales Oliveira, em 1909; morreu em São Paulo em 1996. Foi pintor, considerado por muitos o maior artista naïf do Brasil. Criado na roça, José Antônio da Silva chegou a Rio Preto em 1930.

Semi-alfabetizado, Silva escreveu livros como o "Romance de minha vida", publicado em 1949, "Maria Clara", em 1970, e "Sou pintor, sou poeta", em 1981.

Expôs no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo. Recebeu Prêmio de Aquisição do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Participou da XXVI Bienal de Veneza. Foi premiado pela II Bienal Hispano-americana de Havana; admirado na Exposição Internacional de Lissone, Milão. Foi mencionado no “The Arts in Brazil”, de Pietro Maria Bardi, Milão; foi referido no “Who´s who in Latin América”, dicionário de personalidades notáveis, editado por Wheeler Sammors, de Chicago.

Além da exposição coletiva Brèsil Arts Popularies Contemporain, organizada pelo Ministério da Cultura e a Maison dês Cultures du Monde da França, fez parte da Sala Especial “Imaginários Singulares” da XIX Bienal de São Paulo.

Em 1966, Silva criou o Museu Municipal de Arte Contemporânea. Ainda nesse ano, além de coletivas em Moscou e Paris, foi distinguido com "Sala Especial" na Bienal Internacional de Veneza. É citado em dicionários e enciclopédias, referido e estudado em livros de história da arte.

Sobre o artista foram realizados filmes, grandes reportagens em jornais e revistas, inúmeros programas de televisão e o CD-Rom "José Antônio da Silva", produzido pela Associação dos Amigos da Pinacoteca e Prefeitura de São Paulo.

Silva possui quadros em galerias e museus de várias partes do mundo. Na capital paulista, compõe o acervo do MASP, do MAM, do MAC, da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra.

Informações: (17) 3215-1800

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...