quarta-feira, 3 de julho de 2013

FIT 2013 começa nesta quinta-feira

fit 2013-espetáculo discurso de un hombre decente-mapa teatro
A 13ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto começa nesta quinta-feira, 4 de julho, às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, e tem como abertura o espetáculo “Discurso de un Hombre Decente”, do grupo Mapa Teatro, da Colômbia. A entrada é exclusiva para convidados.

Com direção e dramaturgia de Heidi e Rolf Abderhalden, a partir de um papel contendo um discurso político encontrado no bolso da camisa do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, no dia de sua morte, 2 de dezembro de 1993, o coletivo questiona a dispendiosa e fracassada guerra contra as drogas na Colômbia e no mundo.

O texto do mítico chefe do cartel de Medellín foi considerado um documento secreto e convertido, 18 anos depois, em “arquivo desclassificado”. A obra se propõe a decifrar esse arquivo por meio de uma médium-intérprete possuída pelas palavras de Escobar. Tal performance é acompanhada por um expert em narcoterrorismo, uma apresentadora de TV e um conjunto musical. Embaralham-se figuras reais ou fantasmagóricas, documentos verídicos ou ficcionais.

A peça conta no elenco com os atores Agnes Margarita Arenas, Andres Mauricio Herrera, Danilo Jimenez, Heidi Abderhalden, Jeison Castaño, Juan Pablo Becerra, Oscar Eduardo Jimenez e Rodrigo Cordona.

Categoria Internacional, classificação 14 anos e 60 minutos de duração. A peça também será apresentada na sexta-feira, 5 de julho, às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, desta vez aberta ao público que adquiriu ingressos.

Fundado em 1984, o Mapa Teatro é um laboratório de criação multidisciplinar que vê na arte ao vivo uma maneira de transgredir fronteiras geográficas, linguísticas e artísticas.

lume teatro-fit 2013-espetáculo os bem internacionados
No Sesc Rio Preto
Além da abertura, o FIT 2013 traz também no primeiro dia do evento o espetáculo “Os Bem Intencionados”, do grupo Lume Teatro, de Campinas, que será apresentado às 22 horas, no Ginásio do Sesc Rio Preto. Para assistir é necessário ter adquirido o ingresso.

Na peça, durante uma conversa de bar, aspirantes a artistas vasculham suas vidas à procura dos motivos que os levaram a ambicionar o caminho das artes. Eles são transparentes em suas fragilidades e vocações, intercalam números musicais, solilóquios e performances que podem tratar do status de celebridade instantânea, expor idiossincrasias ou criticar os percalços de quem sobrevive do trabalho cultural na sociedade contemporânea, entre outros motes.

Quem acompanha o LUME Teatro em seus 28 anos de estrada, referência no Brasil e no exterior pela qualidade da pesquisa continuada no treinamento do ator-dançarino, vai se deparar com um espetáculo fora do eixo corporal. Público e atores compartilham mesinhas de boteco entre cervejas e petiscos, enquanto desfilam figuras extravagantes, poéticas, românticas, pop e tragicômicas em seus discursos libertários ou prisioneiros do glamour que não têm, ao ritmo da banda que toca e canta ao vivo. O projeto é tributário da parceria com a premiada autora e diretora Grace Passô, do Grupo Espanca! (MG).

Apesar da ambientação cênica e de algumas vidas ali espelharem precariedade, o projeto saúda a arte com uma reflexão irreverente sobre suas perspectivas, questionando até que ponto um trabalho é expressão ou degrau para a fama. A obra permitiu ao LUME conquistar a categoria especial do Prêmio Shell de Teatro 2012.

No elenco estão os atores Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel ScottiHirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti. Direção musical de Marcelo Onofri e com os músicos convidados Marcelo Onofri (piano), Leandro Barsalini (bateria) e Eduardo Guimarães (acordeão).

A peça faz parte da Categoria Nacional Adulto, tem 120 minutos de duração e classificação 16 anos. Também será apresentada na sexta-feira, sábado e domingo, dias 5, 6 e 7 de julho, sempre às 22 horas.



Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa do FIT 2013 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...