segunda-feira, 22 de abril de 2013

Joyce Cavalccante lança novo livro

joyce cavalccante-livro-escritora-o cão chupando manga
A escritora Joyce Cavalccante, idealizadora e atual presidente da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, lançou recentemente, pela editora Bertrand Brasil, o seu mais novo romance “O Cão Chupando Manga”, que faz parte do projeto “O Coração dos Outros Não é Terra que se Pise”, sobre a saga do povo brasileiro de origem nordestina entre os anos de 1954 e 2004.

"O Cão Chupando Manga" é uma expressão muito usada no nordeste para definir qualquer coisa superlativa. Zezito, personagem maior dessa história, é feio ao ponto de ofender, mas incrivelmente capaz de se dar bem, daí a autora ter se apoderado dessa frase característica do colorido e imagético linguajar do povo lá de cima do mapa, para oferecer à literatura brasileira este delicioso e divertidíssimo romance que tem como cenário a cidade de São Paulo entre os anos 1971 e 1985, movimentada pela ambição dos políticos, pela ganância dos empresários, pelo amor livre dos jovens e por um audacioso garçon cearense.


Narrada em linguagem fluente e agradável, a exemplo das melhores obras clássicas, essa ficção faz seus personagens atravessarem quase quinze anos de real história brasileira, que aqui é usada como pano de fundo para as fortes emoções tecidas nos corações das personagens. O final é surpreendente, comprovando título tão bem escolhido.

Joyce sempre foi conhecida como autora de obras, no mínimo, polêmicas, que envolvem temas transgressores como a sexualidade feminina, a luta da mulher para se afirmar num mercado de trabalho adverso, os problemas enfrentados por elas quando tentam sobreviver num mundo concebido apenas no masculino.

A escritora também é diretora da RELAT – Rede de Escritoras Latinoamericanas. Nasceu em Fortaleza, Céara, mas atualmente mora em São Paulo. É jornalista, romancista, contista, cronista e conferencista. Publicou nove livros de prosa de ficção individualmente e participou de 14 coletâneas de contos com outros autores. Tem obras traduzidas para o inglês, sueco, francês, italiano, espanhol e holandês.

Nos anos de 1979 e 1980 foi premiada no Concurso de Contos Eróticos promovido pela revista Status, publicação da editora Três, São Paulo, com “Estória de um corpo de menina” e “Luta Livre”. Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – de melhor ficção de 1993, por seu romance “Inimigas Íntimas”. Em 2002 ganhou o Prêmio Radio France Internationale, pelo conto “Neguinha”.

O livro “O Cão Chupando Manga” tem 322 páginas e pode ser adquirido nas principais livrarias do País.

Fonte e Foto: REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...