terça-feira, 30 de abril de 2013

Hoje tem Chile, Bolívia e EUA no Fórum

pantografias-la licuadora-fórum de dança-cultura-dança
A 10ª edição do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo segue nesta terça-feira, 30 de abril, com a apresentação de quatro espetáculos em São José do Rio Preto, Votuporanga e São Paulo. Até segunda-feira, 29, apenas Rio Preto havia recebido espetáculos do evento. O evento também contemplará a cidade de Catanduva, que começará a receber espetáculos na quarta-feira, 1º de maio.

O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto, recebe a apresentação do espetáculo “Pantografias” (foto), do grupo La Licuadora de Santigo, no Chile. A coreografia é uma obra transdisciplinaria, cuja pedra angular e a dança contemporânea cruzam com as artes visuais e a sonorização musical. Poética surrealista em torno da construção e criação de realidade e ficção: a dança ao vivo e sua representação (manipulação pantográfica em videoprojeção).

O evento tem início às 19h45, com a exibição do projeto “Pantografias” pela Mostra de Videodança, seguida pela apresentação do espetáculo.

los aguayos-atempo danza-bolívia-fórum de dança-cultura-dança
Cena do espetáculo "Los Aguayos"
O Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em Votuporanga, abre suas portas, às 21 horas, para a apresentação da performance “Los Aguayos, Siguen, Se Estan...”, do grupo Atempo Danza de Cochabamba, na Bolívia.

O espetáculo é uma intervenção de rua que ressalta imagens do tecido (aguayo) no contexto urbano. O Aguayo esconde a dimensão urbana boliviana, que persiste, sendo cultura e tradição, onde se mimetizam com a modernidade, as ruas, as pessoas, entre o real e o imaginário... os tecidos imprimem constantemente o silêncio e a ebulição de sua identidade.

espetáculo viral-grupo gestus-araraquara-fórum de dança-cultura
Cena do espetáculo "Viral"
Em São Paulo, o Centro Cultural da CAIXA recebe dois espetáculos: “Viral”, do grupo Gestus de Araraquara, e “A Wake”, de Lisa Bufano, dos Estados Unidos. As apresentações começam às 18h30.


“Viral” aborda processos mnemônicos. Como aquilo que replicamos de outra pessoa, reproduzimos e transformamos é lembrado?  O que a memória seleciona? Como nos contaminamos com as ideias dos outros? Como passamos isso adiante? Como mudamos os percursos? Quando a contaminação cessa? Questões que atravessam a cena e se evidenciam na construção coreográfica.

a wake-lisa bufano-fórum internacional de dança-cultura
Cena do espetáculo
"A Wake"
Já no espetáculo “A Wake”, uma mulher acorda em um lugar no futuro, desprovido de materiais e recursos, e precisa lutar para construir-se e buscar um sentido. A performance solo, realizada sobre quatro pernas de mesas, aborda a dependência do corpo em relação à tecnologia e problematiza a questão do acesso à tecnologia médica.

Todas as atrações do Fórum de Dança têm entrada gratuita.

Serviço:

São José do Rio Preto
Espetáculo “Pantografias”, do grupo La Licuadora (Santiago/Chile)
Mostra de Videodança “Pantografias”
Data: terça-feira, 30 de abril de 2013
Horário: às 19h45
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381

São Paulo
Espetáculos “Viral”, do grupo Gestus (Araraquara) e “A Wake”, de Lisa Bufano (Estados Unidos)
Data: terça-feira, 30 de abril de 2013
Horário: às 18h30
Local: Centro Cultural da CAIXA, praça da Sé, 111 – Centro

Votuporanga
Espetáculo “Los Aguayos, Siguen, Se Estan...”, do grupo Atempo Danza (Cochabamba/Bolívia)
Data: terça-feira, 30 de abril de 2013
Horário: às 21 horas
Local: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, avenida dos Bancários, 3299

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...