sexta-feira, 6 de abril de 2012

Projeto vai educar por meio de fantoches

A Secretaria de Educação de Rio Preto, em parceria com o Instituto 3M de Inovação Social e ONG Grupo Primavera, implanta neste mês um novo projeto: o Teatro de Fantoches. Trata-se de um programa no qual os educadores de cada escola trabalham temas diversos em sala de aula, por meio de bonecos, em forma de fantoches.

O lançamento do projeto será na próxima segunda-feira (9/4), às 19 horas, no Teatro SESI. O Teatro de Fantoches será dividido em duas etapas: na primeira ocorre a capacitação de professores de 11 escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino. Já na segunda, os educadores vão ensinar por meio dos fantoches.

Para a capacitação serão selecionados dois educadores por escola, que passarão por treinamento no próximo dia 14 de abril, na sede da Secretaria de Educação, onde será ensinado como produzir e utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que possam transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica. Posteriormente, estes educadores serão multiplicadores deste conhecimento, passando o que aprenderam aos demais educadores das escolas.

No final do ano, os melhores trabalhos apresentados por esses professores serão premiados pelos parceiros do projeto, em uma cerimônia a ser realizada na própria cidade.

Deverão integrar o projeto as escolas infantis e de ensino fundamental dos quatro Núcleos da Esperança, Parque da Liberdade e Nova Esperança, que tiveram início de aulas neste ano.

Fantoches

O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações” é uma idealização do Grupo Primavera, de Campinas. O Instituto 3M de Inovação Social patrocina o programa em Rio Preto e em Mairinque. Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG.

Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

Fonte: Andrea Inocente – Secretaria de Comunicação Social / Foto: Divulgação

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...