quinta-feira, 15 de março de 2012

SESI recebe peça de Ariano Suassuna

Em comemoração aos 160 anos de São José do Rio Preto, que será celebrado no dia 19 de março, o Teatro do SESI Rio Preto, em parceria com a Prefeitura, apresenta o espetáculo “O Casamento Suspeitoso”, comédia baseada na obra do consagrado dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna. As sessões serão realizadas gratuitamente neste sábado (17/3), às 17h e 20h, e domingo (18/3), às 18h.

O texto, que se aproxima da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, foi escrito há mais de 50 anos e revela, com riqueza de detalhes, os comportamentos do universo nordestino e algumas de suas figuras típicas.

Com direção do premiado Sérgio Ferrara, o espetáculo destaca os imbróglios e armações que antecedem o casamento entre Geraldo (Joaz Campos) e Lúcia Renata (Suzana Alves).

A peça é uma comédia de costumes na qual o casamento por dinheiro é o fio condutor da trama. O casal é Geraldo e Lúcia. Ela, uma bela moça vinda de Recife, deseja se casar o mais rápido possível com o filho único de uma rica família da Paraíba. Ele está prestes a receber uma gorda herança e nem desconfia que sua noiva é uma trambiqueira, que recebe o apoio da mãe Susana (Nani de Oliveira) e seu amante Roberto Flávio (Nicolas Trevijano).

A atitude da jovem desperta dúvidas em amigos e familiares do rapaz apaixonado, e a mãe do rapaz, Dona Guida (Bete Dorgam), desconfiando da índole da moça, faz tudo para acabar com o enlace. Os empregados da família, Cancão (Marco Antônio Pâmio) e Gaspar (Rogério Brito), também se envolvem na história para tirar vantagem da situação. Personagens se passam por outros e tramóias são planejadas em cenas absurdas e engraçadas.

Sérgio Ferrara

Mineiro radicado em São Paulo, Sérgio Ferrara integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CTP) supervisionado pelo diretor Antunes Filho por dez anos (1987 – 1997). Recebeu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de melhor diretor pelo espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser.

A convite do diretor Antunes Filho, em 2007 dirigiu seu primeiro trabalho para a televisão, resultado da parceria entre o SescTV e a TV Cultura. Dirigiu O Encontro das Águas, repetindo a parceria com Sérgio Roveri, premiado como o melhor dramaturgo do ano pelo Prêmio Shell.

Há dois anos, dirigiu outro texto de Henrik Ibsen, Imperador e Galileu, com Caco Ciocler, Sylvio Zilber e Abrahão Farc. Já no ano passado, convidado pelo Ministro da Cultura e pelo Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP), viajou para os países africanos (Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique) para dar aulas de teatro. Encerrou a viagem no Timor-Leste, na Ásia, e retornou a Portugal onde trabalhou oficinas com o Grupo de Teatro da Garagem, em Lisboa.

Serviço:
Espetáculo “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna
Data: 17 e 18 de março
Horário: sábado (17/3) às 17h e 20h e domingo (18/3) às 18h
Local: Teatro do SESI Rio Preto, av. Duque de Caxias, 4.656 - Vila Elvira
Entrada: gratuita, sendo preciso retirar ingressos meia hora antes
Faixa etária: 14 anos
Duração: 90 min
Gênero: Comédia

Informações: (17) 3224-2499 / 6611

Fonte: Assessoria de Imprensa do SESI Rio Preto / Foto: Divulgação

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...