quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SESI realiza Mostra de Cinema Nordestino

O SESI Rio Preto realiza até o final do ano a 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, com exibição de longas e curtas-metragens, com entrada gratuita. O evento visa fomentar esse importante pólo de produção audiovisual e de organização de festivais cinematográficos, além de atrair o público retratado e de grande contingência em São Paulo, o próprio povo nordestino.

Serão exibidos os seguintes longas e curtas-metragens: “Alumia”, “Areia dos Lençóis”, “Irmãos Aniceto”, “No Rastro do Camaleão”, “A Filha do Advogado”, “Deserto Feliz”, além de curtas infantis e diversidade.

A mostra dá continuidade ao projeto SESI Cinema, criado em 2005. O objetivo é democratizar o acesso às produções e oferecer, por meio de mostras temáticas, um panorama variado e rico da cinematografia mundial, em particular o nacional, no intuito de formar plateia para a arte cinematográfica.

Abaixo segue a programação e algumas informações sobre os vídeos:

Dia 5/10 – 14h
Alumia (Andrea Ferraz e Carol Virgulino - PE, 2007, cor, 55min, livre)
No Sertão nordestino, alumia quer dizer ilumina, traz a luz. E são justamente as questões sociais básicas, colocadas em xeque por pessoas comuns. O enredo trata de assuntos como casamento e filhos; luz e escuridão; céu e inferno; vida e morte. Homens e mulheres do Sítio São Francisco, um lugarejo sem energia elétrica a 342 km do Recife, expressam seus pensamentos e opiniões, fazendo perguntas que podem tanto acabar sem resposta quanto receber o mesmo retorno em lugares completamente distintos.

Dia 5/10 – 16h
Areia dos Lençóis (Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandes - SP, cor, 52min, livre)
O documentário nos mostra os costumes de habitantes de uma região isolada dos Lençóis Maranhenses que preservam seus valores sem a penetração da marcante globalização nas suas relações econômicas, crenças, brincadeiras, e também nas simples atividades cotidiano, onde: nascimento, vida e morte ainda oferecem uma esperança.

Dia 13/10 – 9h30
Mostra de Curtas infantis
(Informações não disponibilizadas pela fonte)

13/10 – 14h30
Mostra de Curtas Infantis
(Informações não disponibilizadas pela fonte)

Dia 9/11 – 14h
Curtas-metragens – Diversidade
(Informações não disponibilizadas pela fonte)

Dia 9/11 – 16h
A Filha do Advogado (Jota Soares - PE, 1926, ficção, P&B, mudo, 92 min, livre)
Olegário Azevedo Helvécio é filho do Dr. Paulo, advogado famoso que leva uma vida boêmia. Dr. Paulo tem uma amante e uma filha desse relacionamento, Heloísa. Helvécio a conhece e, desconhecendo o parentesco. Tenta seduzi-la. Na luta que se segue, ela o mata. Ninguém aceita defendê-la no tribunal, até que aparece um estranho para ajudá-la.

Dia 17/11 – 19h
A Cidade das Mulheres (Lázaro Farias - BA, 2005, documentário, cor, 72 min, livre)
Documentário sobre Salvador, a cidade das mães de santo, baianas do acarajé, das matriarcas, sob o ponto de vista de uma antropóloga americana que lá esteve no final dos anos 30 e descobriu peculiaridades sobre a organização social nos terreiros de Candomblé na Bahia.

Dia 17/11 – 20h30
Deserto Feliz (Paulo Caldas - PE, 2007, ficção, cor, 88 min, 18 anos – cenas de sexo e violência)
Jéssica é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar na cidade ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark, um turista alemão.

Informações: (17) 3224 2499 / 3224 6611

Fonte: SESI Rio Preto

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...