segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tem início a Semana de Letras da Unesp

De 12 a 16 de setembro acontece a 23ª edição da Semana de Letras da Unesp/Ibilce de Rio Preto, que traz diversas palestras com professores renomados, assuntos polêmicos e atividades culturais. Os eventos são abertos ao público.

Nesta terça-feira (13/9), o evento recebe a professor Heloísa Ramos, autora da cartilha “Por uma vida melhor”, distribuída pelo MEC. A obra gerou polêmica ao considerar a norma popular como forma válida de uso da linguagem. Heloísa ministrará a palestra “O livro didático de Língua Portuguesa – quem é ele hoje?”, a partir das 19h.

Outro assunto bastante atual que será discutido, por meio da professor Diana Luz Pessoa Barros, da USP, é o ódio e o medo nos discursos intolerantes. A conferência acontece nesta quarta-feira (14/9), às 14h.

O professor da USP e músico José Miguel Wisnik realiza na quarta-feira (14/9), às 19h, a aula-show “Poesia da Canção”. Wisnik gravou recentemente um CD e contou com a participação de Chico Buarque em uma de suas músicas. Foi considerado por críticos como poesia musicada. Realiza um tipo diferente de apresentação, intercalando palestra e música. As canções são interpretadas ao vivo, tendo como base o piano, e depois discutidas abertamente, promovendo interação com o público.

E para quem gosta de literatura, um dos destaques da Semana de Letras é a palestra de encerramento, intitulada “Clarice Lispector: literatura e fotografia”, ministrada pela professora Nadia Gotlib, da USP, nesta quinta-feira (15/9), às 19h.

A programação completa do evento pode ser conferida no site http://xxiiisemanadeletras.webnode.com.br.

Atividades culturais

Além das palestras, a Semana de Letras também promove atividades culturais durante toda a semana. De 12 a 16 de setembro, a fotógrafa Nathalie Gingold realiza a exposição “Rio Preto: Entre sombras e cores”, na sede da Adunesp – Associação dos Docentes da Unesp.

Nesta terça-feira (12/9), às 18h, acontece o lançamento do volume 10 da Revista Mosaico, publicação do curso de Letras criada por professores e alunos com o objetivo de divulgar artigos acadêmicos. O evento contará com a apresentação do Coral Ibilce.

O professor aposentado Alfredo Leme Coelho de Carvalho lança nesta quinta-feira (15/9), às 18h, o livro “A ficção distópica de Huxley e Orwell”. Na ocasião, haverá apresentação do Grupo de Violinos Quatro Cordas e do Grupo Instrumental Belas Artes.

Na sexta-feira (16/9), quem se apresenta é o Grupo de Dança de Salão do Ibilce, também às 18h.

Serviço:

23ª Semana de Letras da Unesp/Ibilce Rio Preto
Data: 12 a 16 de setembro de 2011
Local: Unesp/Ibilce, rua Cristóvão Colombo, 2.265 – Jardim Nazareth
Entrada: aberta ao público

Informações: (17) 3221-2403 / semana23@gmail.com

Fonte: MultiVias Comunicação - Assessoria de Imprensa da Unesp/Ibilce

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...