Cultura inicia projeto Orquestra de Cordas
A Secretaria de Cultura iniciou neste mês o projeto "Orquestra de Cordas" (foto), com o objetivo de resgatar os valores sociais e despertar nos jovens o interesse pelo fazer e o saber cultural Formada com instrumentos de cordas friccionadas e teclado, conta com a participação de 23 músicos, com idade entre 15 e 25 anos.
Dos 23 músicos, 12 são violinistas, seis violistas, três violoncelistas, um contrabaixista e um pianista. As aulas de instrumentos são ministradas pelo maestro Saulo Schneck e as de músicas de Câmara pelo pianista Flávio do Amaral.
O projeto conta com o apoio da Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto. Os ensaios e as aulas são aos sábados, no Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath, no Jardim Soraya. O projeto tem a coordenação de Eunice Dumbra.
Histórico
Em 1999, o maestro Saulo Schneck idealizou o Projeto Escola Jovem de Rio Preto, ministrando aulas de instrumentos de cordas no antigo Núcleo de Ensino Musical, hoje Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath.
Uma das matérias da grade curricular do curso de música, intitulada "Prática de Orquestra", deu início às atividades de uma Orquestra, que passou a estudar em seu repertório arranjos da nossa música popular de autores como Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento e outros.
Aos poucos, com o crescimento técnico musical dos integrantes da Orquestra, foram incluídas no repertório peças elaboradas a partir do nosso folclore, com arranjos do Maestro Ernest Mahle e de compositores como Bella Bartók, Villa-Lobos, Haydn, Mozart, Corelli, Bach e outros.
Informações: (17) 3202-2310
0 comentários:
Postar um comentário