quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hoje, Fórum leva atrações à quatro cidades

fórum de dança-muvuca-espetáculos-dança-cultura
São José do Rio Preto, São Paulo, Catanduva e Votuporanga, as quatro cidades que compõem a grade do 10º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, recebem nesta quinta-feira, 2 de maio, a apresentação de sete espetáculos. O evento segue até domingo, dia 5 de maio, e todas as atrações têm entrada gratuita.

O Núcleo Viladança, de Salvador (BA) e a Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, de Natal (RN) apresentam os espetáculos “Muvuca” (foto) e “Eu, Vos e Eles”, respectivamente, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto.

“Muvuca” é uma pesquisa sobre a diversidade, num contexto intercultural e hiperconectado. A coreografia, assinada por Cristina Castro, explora as ideias de atração e repulsão, disputa e partilha, típicas dos encontros entre culturas. Construído tendo como base cinco “blocos”, organizados como pequenos contos, os movimentos foram inspirados em sentimentos despertados por cores.

eu, vos e eles-espetáculo de dança-teatro alberto maranhão-cultura
Cena do espetáculo "Eu, Vos e Eles"
No espetáculo “Eu, Vos e Eles”, três pessoas... Possíveis tramas... Um ser embriagado, dobrado. As memórias são revividas, recontadas, isoladas. São editadas, para que sejam pinceladas de cores outras que não mais as minhas, mas as suas. Podendo assim voar em um dobrado sentido, que já não é mais o que foi, e sim o que é para mim e para você.


São Paulo
O Centro Cultural da CAIXA recebe o espetáculo “Território Nu”, da Cia. Mário Nascimento de Belo Horizonte (MG). As apresentações acontecem às 14h e 18h30.

territorio nu-cia. mario nascimento-belo horizonte-dança-cultura
Cena do espetáculo "Território Nu"
O “Território Nu” pode ser definido como a forma com que indivíduos controlam um determinado espaço–território. Para conhecer o ambiente em que se vive e conquistar o seu espaço, que pode ser caracterizado como físico ou interior, temos que romper com o passado. Para conquistar um território é preciso se manter no presente. O “Território Nu” é pertencer aquilo que nos pertence, é um sentimento de exclusividade que prescindi a raça humana. É a luta e a preocupação com o destino e a construção de um possível futuro. “Território Nu” é desbravar caminhos incertos, superar obstáculos e conquistar espaços. O Território a ser conquistado pode estar dentro de você mesmo.


Catanduva
bob & beth-les racines de poche-frança-itália-cultura-dança
Cena do espetáculo "Bob & Beth"
O grupo Les Racines de Poche, da França e Itália, apresenta o espetáculo “Bob & Beth” a partir das 20h30, no Teatro Municipal Anis Pachá. Em seguida, é a vez do Atempo Danza de Cochabamba (Bolívia), com a coreografia “Cascaron, Cuerpos Invadidos”.


Através da linguagem corporal, “Bob & Beth” atuam, dançam, dialogam, comentam suas existências de forma irônica, amarga, poética. Um intercâmbio de gestos e palavras. Violentos, inocentes ou sentimentais.  Indubitavelmente nostálgicos.

cascaron,cuerpos invadidos-atempo danza-dança-cultura
Cena do espetáculo "Cascaron,
Cuerpos Invadidos"
“Cascaron” busca reflexionar com o público em torno como a sociedade atual ocupa, invade e menospreza nosso corpo. Corpos prolongados, invadidos, manuseados, somatizados; que habitam e coexistem apenas em uma estrutura física, mental, condicional; exposta a descamar-se para voltar a inventar-se, a nascer e a expandir o corpo emocional.

Votuporanga

O Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo recebe, a partir das 21h, os espetáculos “Pantografias” e “Anoche Mariposa”, dos grupos La Licuadora de Santiago (Chile) e Danza Viva de Córdoba (Argentina), respectivamente.

pantografias-la licuadora-fórum de dança-dança-espetáculos
Cena do espetáculo "Pantografias"
“Pantografias” é uma obra transdisciplinaria cuja pedra angular e a dança contemporânea, cruza com as artes visuais e a sonorização musical. Poética surrealista em torno da construção e criação de realidade e ficção: a dança ao vivo e sua representação (manipulação pantográfica em videoprojeção).


danza viva-anoche mariposa-fórum de dança-cultura
Cena do espetáculo
"Anoche Mariposa"
Em “Anoche Mariposa”, quando a insônia se instala para impedir o descanso, a mente é arrastada rumo ao estranho, o sinistro preso no conhecido. 


Atividades de Formação
A 10ª edição do Fórum Internacional de Dança tem realizado diversas atividades de formação nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga.

Votuporanga recebe o workshop “Dança Contemporânea”, com o grupo Danza Viva de Córdoba (Argentina), às 15 horas, e a palestra “A Importância dos Festivais de Dança, Redes e Parcerias”, às 17 horas, com a diretora do Palácio de Bellas Artes no México, Nina Serratos Zavala, e o diretor de festivais, Marcelo Arauz, da Bolívia. As atrações acontecem no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo.

Serviço:

São José do Rio Preto
Espetáculos: “Muvuca”, do Núcleo Viladança (Salvador/BA) e “Eu, Vos e Eles”, da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Mostra de Videodança - projeto“Festival Cuerpo Digital”
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 19h45
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381

São Paulo
Espetáculo: “Território Nu”, da Cia. Mário Nascimento (Belo Horizonte/MG)
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 14h e 18h30
Local: Centro Cultura da CAIXA, praça da Sé, 111 – Centro

Catanduva
Espetáculos: “Bob & Beth”, de Les Racines de Poche (França e Itália), e “Cascaron, Cuerpos Invadidos”, de Atempo Danza (Cochabamba/Bolívia)
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 20h30
Local: Teatro Municipal Anis Pachá, rua Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque

Votuporanga
Workshop: “Dança Contemporânea”, do Danza Viva (Córdoba/Argentina)
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 15 horas
Local: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, avenida dos Bancários, 3299

Palestra: “A Importância dos Festivais de Dança, Redes e Parcerias”, com Nina Serratos Zavala e Marcelo Arauz
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 17 horas
Local: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, avenida dos Bancários, 3299

Espetáculos: “Pantografias”, do La Licuadora (Santiago/Chile),  e “Anoche Mariposa”, do Danza Viva (Córdoba/Argentina)
Data: quinta-feira, 2 de maio de 2013
Horário: às 21 horas
Local: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, avenida dos Bancários, 3299

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...