terça-feira, 16 de abril de 2013

Teatro do SESI apresenta "A Falecida"

teatro-nelsonrodrigues-falecida-zulmira-luceliasantos

O Teatro do SESI de Rio Preto recebe nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18/04, o espetáculo "A Falecida", dirigido por Marco Antônio Braz e estrelado por Lucélia Santos. A peça tem início às 20 horas e a entrada é gratuita, sendo preciso retirar ingressos meia hora antes.

Sucesso de público e crítica,
"A Falecida" integrou o projeto Nelson Rodrigues 100 anos SESI-SP, em 2012, e foi visto por mais de 13 mil espectadores no Teatro do SESI – São Paulo

Os dois personagens principais formam um núcleo familiar dos mais miseráveis que Nelson retratou. Zulmira, dona de casa suburbana, e Tuninho, típico carioca que possui a mais improvável das profissões: desempregado. O casal não tem filhos. O marido, Tuninho, possui uma paixão: o Vasco da Gama.

A peça narra a trajetória do casal, a partir do momento em que Zulmira fica obcecada com a ideia de que uma mulher loira irá destruir sua vida, como afirmou a cartomante. Ela procura uma funerária e encomenda para si própria o caixão mais caro. Tudo isso exaspera o marido, que sequer desconfia do caixão.

Ao longo da narrativa, o espectador é levado a refletir sobre o homem e seu destino, assim como nas clássicas tragédias gregas. O pano de fundo é um Rio de Janeiro essencial e metafórico, com ênfase nos personagens e cenários da zona norte dos subúrbios, da Tijuca a Madureira. 


As máscaras trágicas, que simbolizavam o cidadão grego, ganham nova representação por meio de caricaturas dos personagens cariocas. A ideia é levar ao palco um grande desfile dramático teatral – com elementos essenciais da nossa cultura, como o samba, a charanga e os blocos. 


Segundo Marco Antônio Braz, especialista na obra de Nelson Rodrigues e diretor do espetáculo, a força da dramaturgia rodriguiana consiste em manipular genialmente a estrutura do melodrama, extraindo o máximo de profundidade que o gênero pode obter. “Há um envolvimento pleno do espectador com a situação dramática. Qualquer plateia diante de um Nelson Rodrigues bem encenado se torna ruidosa”, afirma. E complementa: “Não há sucesso possível com o teatro de Nelson sem que a plateia reaja com espanto e risos histéricos. É como se ele conseguisse fazer o público contemporâneo reviver os conceitos aristotélicos de terror e piedade. E lhe acrescentasse humor. Um humor paradoxal e cruel.” 

Ficha técnica:
Direção artística: Marco Antônio Braz 
Produção executiva: Márcio Brodt 
Produção local: Marcelo Perroni 
Cenário e adereços: J.C. Serroni 
Figurino: Telumi Hellen 
Iluminação: Wagner Freire 
Som: Tunica Teixeira 
Produção: Círculo Teatro Produções   
Elenco: Lucélia Santos, Rodrigo Fregnan, Tatiana de Marca, Almara Mendes, Adriana Guerra, Alessandro Hernandez, Rafael Boese, Willians Mezzacapa, Claudinei Brandão e Fábio D’Arrochella 

Serviço:
Espetáculo "A Falecida"

Data: 17 e 18 de abril de 2013, quarta e quinta-feira
Horário: 20 horas
Local: Teatro do SESI Rio Preto, avenida Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira
Entrada: gratuita, sendo preciso retirar os ingressos meia hora antes do início da peça
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 70 minutos
Mais informações: (17) 3224-2499

Fonte: SESI Rio Preto  |  Foto: João Caldas

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...