sábado, 7 de janeiro de 2012

Atividades da Oficina Cultural Fred Navarro

A Oficina Cultural Regional Fred Navarro divulgou a programação de atividades marcadas para o primeiro trimestre deste ano. No espaço, haverá oficinas e workshop nas áreas de audiovisual, internet, fotografia, literatura, teatro e artes plásticas. Nesta última área, uma das atividades será coordenada por Orlando Fuzinelli (foto), artista plástico de Rio Preto.


AUDIOVISUAL

O CINEMA CONTEMPORÂNEO: O RETRATO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DOS “FAVELA MOVIES” – 2ª EDIÇÃO
Coordenação: junykp!.
16 a 20/1 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: Interessados em geral, independentemente de conhecimento prévio na área audiovisual. Verificar classificação indicativa de cada exibição.
Inscrições: 5 a 14/1
Seleção: primeiros inscritos
40 lugares por exibição

Programa:

Dia 16/01: “Pixote – A Lei do Mais Fraco” (Hector Babenco, 1981, 128’; indicação: 14 anos).
Dia 17/01: “Tropa de Elite 2” (José Padilha, 2010, 116’; indicação: 16 anos).
Dia 18/01: “Carandiru” (Hector Babenco, 2003, 148’; indicação: 16 anos).
Dia 19/01: “O Invasor” (Beto Brant, 2002, 97’; indicação: 18 anos).
Dia 20/01: “O Homem do Ano” (José Henrique Fonseca, 2003, 113’; indicação: 14 anos).

Ciclo de exibição de filmes brasileiros da vertente denominada “Favela Movies”, produções que têm como característica marcante a representação da realidade violenta da periferia de grandes centros urbanos, notadamente Rio de Janeiro e São Paulo. Cada encontro será precedido de uma breve apresentação da obra e, após a exibição, seguirá um debate sobre os temas presentes no filme.

Bacharel em Letras, o professor, artista e produtor junykp! é especialista em Cultura Hip-Hop e Intervenção Urbana Artística. Em seu mestrado em Audiovisual pela ECA-USP, pesquisa o videoclipe.

OFICINA DE INICIAÇÃO AOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO AUDIOVISUAL
Coordenação: Wiliam Pianco.
3 a 11/2 – sextas-feiras – 18h às 22h sábados – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: interessados em audiovisual sem conhecimento prévio, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5 a 31/1.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.

A oficina apresenta os principais elementos estruturais que constituem as formas de expressão audiovisual – roteiro e narrativa, fotografia e direção de arte, som, edição e montagem, direção –, com o objetivo de fornecer aos participantes recursos para uma análise mais consistente dos processos que contam com o uso de imagem e som.

Wiliam Pianco é graduado em Comunicação Social pela Unicsul, de São Paulo, e mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos; desenvolve pesquisas nas áreas de cinema, história, globalização, comunicação e pós-modernidade.

PROCEDIMENTOS CRIATIVOS NA INTERNET: WORKSHOP TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE O AUDIOVISUAL ON-LINE
Coordenação: Denise Agassi e Eduardo Salvino.
9 e 10/3 – sexta-feira – 18h às 22h sábado – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: professores, estudantes de arte e interessados em geral com conhecimento básico em informática, acima de 13 anos. Pré-requisito: computador pessoal para acompanhamento da atividade.
Inscrições: 2/2 a 3/3.
Seleção: carta de interesse e breve currículo.
25 vagas.

O workshop estimula produção e crítica audiovisual na internet com base na arte contemporânea. Para tanto, os participantes serão incentivados a criar vídeos com celulares, câmeras e afins para inseri-los na web com o auxílio de serviços on-line, como sites de busca, blogs etc., e refletir sobre os resultados de tais processos.

Bacharel em Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais, a artista multimídia e pesquisadora Denise Agassi atua no campo da fotografia, videoarte, mídias móveis e net art; é vice-líder do grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM).

Artista multimídia e pesquisador, Eduardo Salvino é formado em Artes Visuais, com mestrado em Comunicação e Semiótica; integra o grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM). Expôs suas obras na Escola São Paulo, Galeria Vermelho e SESC Pompéia, dentre outros espaços.

FOTOGRAFIA

OFICINA: FOTOGRAFIA DE PALCO
Coordenação: Paulo Brazyl.
14/1 a 11/2 – sábados – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: fotógrafos amadores e profissionais, com câmera própria (semiprofissional ou profissional).
Inscrições: 5 a 10/1.
Seleção: entrevista. 14/1 – sábado – 9h às 12h.
15 vagas.

A atividade tem por objetivo orientar fotógrafos, profissionais e amadores, para o registro fotográfico de espetáculos. Para tanto, técnicas de captação, edição, formatação e tratamento de imagem serão examinadas com profundidade e aplicadas, na prática, na produção de fotos das apresentações do evento “Janeiro Brasileiro da Comédia”.

Fotógrafo, artista plástico e designer gráfico, Paulo Brazyl já atuou como gestor cultural, coordena projetos culturais desde 2003 e atualmente ministra aulas de fotografia em Presidente Prudente e região.


LITERATURA / ARTES PLÁSTICAS

CICLO DE LEITURAS: ENCANTAR & ILUSTRAR
Coordenação: Conceição Lopes e Mileny Goto.
7 a 28/3 – quartas-feiras – 14h às 17h.
Público: crianças de 7 a 12 anos.
Inscrições: 6/2 a 5/3.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

O ciclo propõe-se a apresentar a literatura de forma prazerosa, por meio da contação de histórias seguida por ilustração das mesmas feitas pelo público infantil, a fim de que as crianças relacionem texto escrito e imagens, o que estimula a percepção e a criatividade ao conferir maiores possibilidades de interpretação.

Conceição Lopes é licenciada em Letras e realiza oficinas e sessões de contação de histórias em diversos espaços culturais da região, como o projeto voluntário “A Hora do Conto”, em desenvolvimento.

Mileny Goto é artista plástica e designer gráfica. Atua como desenhista de moda e ilustradora de livros, e ministra atividades para crianças e adultos, como a oficina “Brincando de Ilustrar”, realizada em 2010 na Bienal do Livro de São José do Rio Preto.


ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE ARTE NAÏF PARA CRIANÇAS
Coordenação: Orlando Fuzinelli.
2 a 30/3 – sextas-feiras – 15h às 17h.
Público: crianças de 8 a 12 anos.
Inscrições: 7 a 29/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Nesta atividade a prioridade é despertar o interesse do público infantil pela arte primitivista – cuja principal característica é a representação da cultura popular brasileira por meio de cores vivas –, a fim de possibilitar e incentivar a produção artística das crianças.

Artista plástico autodidata, Orlando Fuzinelli ministra palestras e cursos sobre arte naïf em São José do Rio Preto (onde foi diretor do Museu de Arte Naïf) e região e já realizou importantes exposições, sendo premiado diversas vezes.


TEATRO

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Juliana Medeiros.
8 a 22/3 – quintas-feiras – 9h às 11h.
Público: crianças de 8 a 12 anos.
Inscrições: 8/2 a 6/3.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A atividade propõe jogos teatrais para o público infantil com vistas a trabalhar as capacidades de observação, improvisação e reflexão, contribuir para o desenvolvimento da comunicação oral e da expressão corporal e estimular a imaginação e a experimentação da arte.

Juliana Medeiros, bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, é responsável pelas atividades de Artes Cênicas do SESI de São José do Rio Preto, onde ministra cursos e desenvolve montagem de espetáculos.

Serviço:
Oficina Cultural Regional Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial - São José do Rio preto / SP

Informações: (17) 3234-2405 / 3212-9235

Fonte: Oficina Cultural Regional Fred Navarro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...