sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Neste sábado, o riso está garantido no JBC

O Janeiro Brasileiro da Comédia segue neste sábado (28/01) com três apresentações teatrais e um workshop. Os espetáculos serão apresentados na Praça Rui Barbosa, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e na Praça Santa Apolônia, no Distrito de Engenheiro Schmitt.

A Cia. LaMínima, de Embu das Artes (SP), apresenta a peça “Rádio Variété Na Rua Com Você”, às 10 e 12 horas, na Praça Rui Barbosa, e traz no elenco um ator que vem se destacando na televisão brasileira, Domingos Montagner, que atualmente é protagonista da minissérie da Rede Globo, “O Brado Retumbante”. Em cena estão ainda Filipe Bregantim e Fernando Sampaio.

Três artistas do teatro de variedades num local público começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.

A peça faz uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns. Com 55 minutos de duração, a peça tem classificação 12 anos.

O Distrito de Engenheiro Schmitt recebe, às 17 horas, o espetáculo “Barca do Inferno”, do Grupo Teatral Athos, de Batatais (SP), que tem 60 minutos de duração.

Adaptação livre da obra “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, o espetáculo é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o Diabo e o Anjo, em saborosos diálogos, se defrontam com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam conhecidos grupos ou classes sociais, que une o teatro popular, técnicas circenses e o teatro de rua.

A peça será reapresentada neste domingo (29/01), às 17 horas, na Represa Municipal.

O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe neste, sábado (29/01), às 21 horas, mas uma apresentação do espetáculo “Amor Confesso”, da Cia. Falácia, do Rio de Janeiro.

Em cena dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar? Os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão casar e, para comemorar essa união, resolvem montar uma peça. Para confessar esse amor escolhem os contos de Arthur Azevedo. Mas durante os ensaios descobrem que a maioria das histórias não tem final feliz. Agora eles estão no palco, horas antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida de casar ou não. Mais uma vez a vida e a arte se misturam.

Com duração de 80 minutos e indicação etária 10 anos, a peça tem entrada gratuita, sendo preciso retirar ingressos uma hora antes da sessão.

A 10ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e do Projeto Ademar Guerra.

Atividade formativa

A Oficina Cultural Fred Navarro sedia neste sábado (29/01), das 14h às 16h, o workshop “A Narrativa em Cena”, com os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas, da Cia. Falácia.

O foco da atividade é a pesquisa e criação do narrador: este personagem que habita um espaço intersubjetivo – ele está na cena, mas com uma opinião pessoal sobre ela, consciente da história que conta e vive.

A abordagem deste narrador se dará em três esferas: a do ator-narrador, do personagem-narrador e do narrador-personagem. A conclusão a que se pretende chegar junto com os participantes é que a encenação é determinada a partir da escolha de cada um desses narradores.

A participação é gratuita, sendo preciso realizar a inscrição na Oficina, que fica na Rua Coronel Spínola de Castro, 5.084, Imperial. Há vagas disponíveis. Informações: (17) 3234-2405.


Programação

Sábado, 28 de janeiro

10h e 12h – Espetáculo: “Rádio Variété Na Rua Com Você”, da Cia. LaMínima
Calçadão - Praça Rui Barbosa

14h às 16h – Workshop: “A Narrativa em Cena”
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5.084 - Imperial

17h – Espetáculo: “Barca do Inferno”, do Grupo Teatral Athos
Distrito de Engenheiro Schmitt - Praça Santa Apolônia

21h – Espetáculo: “Amor Confesso”, Cia. Falácia
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal


Domingo, 29 de janeiro

17h – Espetáculo: “Barca do Inferno”, do Grupo Teatral Athos
Represa Municipal - Avenida Lino José Seixas, em frente ao Hospital AME

19h e 21h – Espetáculo: “A Bilha Quebrada”, da Cia. Razões Inversas
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal


Segunda-feira, 30 de janeiro

19h e 21h – Espetáculo: “Hay Amor!”, do Grupo Os Geraldos
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal

Fonte: Secretaria de Cultura

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...