domingo, 14 de março de 2010

Exposições do CICC mostram efeitos da radiação e oxidação


O CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura preparou para este mês mostras que vão apresentar e esclarecer o funcionamento de processos físicos e químicos muito comuns em nosso dia-a-dia: a oxidação de metais e a radiação em seus diferentes tipos.

O espaço da Química será o responsável pela mostra sobre oxidação, na qual estarão expostos belos quadros formados a partir da exposição de metais – como cobre, ferro e alumínio – ao oxigênio. A proposta é tornar claro o conceito de oxidação por meio de um processo muito conhecido dos visitantes: a formação de ferrugem.

Já no espaço da Física, o visitante poderá conferir a mostra “Física Radiológica”, que retomará os primórdios da física nuclear até chegar aos modernos tratamentos disponibilizados pela medicina nuclear. O efeito da radiação eletromagnética e nuclear nos seres vivos também será abordado na exposição, que reunirá equipamentos de radiação, como o de raio X.

Na área de matemática, a novidade é a caixa mágica com polígonos, que revela o conceito dos polígonos em cada peça representante de propriedades geométricas. Já a mostra “Museu dos computadores”, sobre a história da computação, volta ao CICC depois do sucesso conquistado em julho de 2009.

Todas as mostras serão inauguradas em 17 de março. No fim do mês, no dia 27, às 16h30, acontece uma sessão Filosofísica com o tema “O Inverno Nuclerar e suas consequências”, coordenada pelo astrônomo e físico do CICC, Alexandre Neves.

A entrada em todas as atividades é franca. O CICC fica na Av. João Batista Vetorazzo, 500. Mais informações pelo telefone (17) 3232-9426.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...