sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Shopping sedia exposição “Quem Fez História em Rio Preto”


O jornalista, historiador e escritor Lelé Arantes realiza até o dia 12 de janeiro, no Riopreto Shopping Center, a exposição “Quem Fez História em Rio Preto”, onde traz 50 banners com fotos e textos que contam a história e memória de quem marcou sua época em Rio Preto.

No final de 2009, Arantes lançou o livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”. O livro e a exposição são atividades que integram um projeto da THS Editora, com o objetivo de mostrar personalidades que fizeram história para as futuras gerações da cidade.

Na exposição, montada na Praça I de eventos, os visitantes encontrarão breves biografias de personalidades marcantes da história rio-pretense, todas já falecidas, tais como: Adolpho Guimarães Correa, Alberto Andaló, Alberto Cecconi, Aloysio Nunes Ferreira (pai), Angelo Dell’Oro, Aristides Serpa, Avelina Diniz, Bady Bassitt, Cenobelino de Barros Serra, Chiquinha Domingues, Coutinho Cavalcanti, Daud Jorge Simão, Dinorath do Valle, Domingas Rici do Amaral, Ernani Pires Domingues, Etelvina Ramos Viana, Euplhy Jalles, Gilberto Lopes da Silva, Ida Verdi Amorim, Jaime Colagiovani, João Bernardino, José Antonio da Silva, José Barbar Cury, Kazutoshi Sakakibara, Lafayete Libanio, Leo Lerro Leonardo Gomes, Lotf João Bassitt, Luiz Francisco da Silva, Luiz Pinto de Moraes, Maria Lucia de Oliveira, Maria Luiza Oliveira e Silva, Mario Valdão Furquim, Mauricio Goulart, Murchid Homsi, Nato Vetorasso, Noemia Cobra Leite, Octacilio Alves de Almeida, Oscar Doria, Pedro Amaral, Philadelpho Gouveia Neto, Porfirio Pimentel, Roberto Farah, Solon da Silva Varginha, Synésio de Mello e Oliveira, Ugolino Ugolini, Valdomiro Lopes da Silva, Victor Brito Bastos Bastos e Waldemiro Naffah.

Dentre as curiosidades da Exposição está a biografia de Cenobelino de Barros Serra, que foi seis vezes prefeito de Rio Preto, deputado estadual e estudou medicina na Suiça. Poucos sabem que ele atuou como médico na 1ª Guerra Mundial, na Sérvia.

Euphly Jalles era engenheiro, ajudou no desenvolvimento da região e o que muitos desconhecem é que também foi jornalista e fundador do Diário da Região. José Barbar Cury foi vereador, professor e fundou a Folha de Rio Preto, em 15 de maio de 1955. Maria Lúcia de Oliveira foi eleita a primeira vereadora da cidade aos 21 anos de idade e morreu com 22 anos, num acidente em Cubatão.

Serviço
Exposição “Quem Fez História em Rio Preto”, de Lelé Arantes

Data: Até 12 de janeiro
Local: Praça I do Riopreto Shopping Center

Informações: (17) 3216-9844

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...