quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Livro trabalha linguagem indígena para crianças de Alteia


Maria Sueli Ribeiro da Silva lança nesta sexta-feira (11/12) “Kotit-kalivónohiko: Um livro bilíngüe para o ensino das línguas indígenas da aldeia Icatu”. O evento será às 10 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa.

A publicação é resultado de um trabalho sobre o reavivamento da cultura e da linguagem indígena para a educação dos povos da Aldeia Icatu, localizada próxima da cidade de Braúna, interior de São Paulo.

A Aldeia Icatu surgiu no início do século XX, quando os índios kaingangs foram levados a viver em aldeias demarcadas pelo governo e administradas pelo SPI – Serviço de Proteção ao índio (atual FUNAI). Posteriormente, os índios terenas passaram a fazer parte dessa aldeia, surgindo assim a união entre os dois povos. A partir disso, os descendentes aprenderam tanto a língua kaingang como a língua terena.

Assim surgiu a proposta do livro bilíngüe, com a finalidade de contribuir no processo de conscientização das crianças em relação à própria identidade
. Maria Sueli, junto com os professores indígenas da aldeia Icatu, buscou obter um material pedagógico mais adequado e condizente à realidade da comunidade indígena dessa aldeia.

A língua kaingang pertence à família linguística Jê, do tronco Macro-Jê, e está entre as cinco línguas indígenas mais faladas no Brasil, abrangendo os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o interior de São Paulo. Já a língua terena pertence à família linguística Arwak, que abrange principalmente o Estado do Mato Grosso do Sul, além do interior do Estado de São Paulo e o alto do rio Paraguai, no Mato Grosso.

Maria Sueli Ribeiro da Silva é descendente de índios bororos. Graduada pelo Ibilce/Unesp, no curso de Licenciatura em Letras (habilitação Português e Italiano), mestre em Linguística Aplicada e doutoranda em Análise Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Ibilce/ Unesp. É docente do Curso de Ciências Contábeis, de Pedagogia e de Formação Específica da Unirp. Também orienta trabalhos acadêmicos e científicos voltados à Educação, em especial à Educação Indígena, e desenvolve pesquisa relacionada à descrição funcional da língua kaingang.

Serviço
Lançamento do livro “Kotit-kalivónohiko: Um livro bilíngüe para o ensino das línguas indígenas da aldeia Icatu”, de Maria Sueli Ribeiro da Silva

Data: 11/12
Horário: 10h
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa, praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 - Centro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...