quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Em dezembro, CICC traz mostra de biologia e jogo de matemática

O CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura de São José do Rio Preto traz na programação de dezembro uma exposição de biologia que tem como proposta despertar no público um novo olhar sobre o meio-ambiente. No espaço da Matemática, a novidade será um jogo de geometria.

A exposição “Jeito de Olhar” será nesta quarta-feira (2/12), às 8h30, com a palestra “O olhar do educador: interfaces na ciência e na arte”, ministrada pela Secretária Municipal de Educação de Rio Preto, Telma Antonia Marques Vieira.

A mostra contém cerca de vinte ilustrações feitas a partir da observação da natureza, como estudos de botânica e pássaros, além de uma coleção de sementes e frutos emprestada pela Unesp de Rio Preto. A exposição tem autoria da diretora da Escola Municipal Oldemar Stobbe, Cássia Franco, e dos alunos do curso de desenho. A mostra ficará montada no pátio do CICC até 14 de janeiro de 2010.

A partir do dia 8 de dezembro, o público poderá conferir, no espaço da Matemática, jogos de computador que lançam mão de obras do artista holandês Maurits Cornelis Escher para ensinar geometria. As obras de Escher são conhecidas pelo irreal, exploração do infinito e repetição de figuras geométricas. Os jogos, produzidos pelo Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense, desafiam os visitantes a reproduzir as obras do artista, ensinando conceitos geométricos.

O CICC continua ainda com as exposições “Os 40 Anos do Homem na Lua” e “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”.

A primeira traz fotos e vídeos sobre a conquista espacial e o Projeto Apollo. As exibições de vídeos podem ser conferidas aos sábados e domingos, às 18 horas. A exposição pode ser conferida até o dia 15 de janeiro de 2010.

Já na mostra sobre o Big Bang, que fica montada até dia 31 de dezembro no pátio do CICC, é possível conferir imagens de estrelas, planetas, galáxias, entre outras.

Devido aos feriados de Natal e Ano Novo, a última sessão “Filosofísica”, que normalmente acontece no último sábado do mês, será realizada no dia 19/11. O tema abordado será “Profecia maia: será 2012 o fim da humanidade?”, assunto em evidência no momento por causa do filme “2012”. A palestra, ministrada pelo professor do CICC Alexandre César Neves, será no auditório, às 16 horas.

Todos os eventos do CICC têm entrada gratuita.

Programação:
Mostra fotográfica e audiovisual “Os 40 Anos do Homem na Lua”
De quarta à sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas, e sábado e domingo, das 13 às 19 horas. Sessões de vídeo aos sábados e domingos, às 18 horas.
Até 15 de janeiro de 2010, no pátio.

Exposição “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”
Até 31 de dezembro, no pátio.

Exposição “Jeito Olhar”
Abertura dia 02/12, às 8h30, com a palestra “O olhar do educador: interfaces na ciência e na arte”, ministrada pela Secretária Municipal de Educação de Rio Preto, Telma Antonia Marques Vieira.
Até 14 de janeiro de 2010, no pátio.

Escher e a Matemática
A partir de 8 de dezembro, no espaço da Matemática.

Filosofísica: “Profecia maia: será 2012 o fim da humanidade?”
Dia 19/12, às 16 horas, no auditório.
Público a partir de 14 anos.

Serviço:
CICC –Centro Integrado de Ciência e Cultura
Avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial, ao lado da Cidade das Crianças.
Telefone: (17) 3232-9426

Horários de funcionamento:
De quarta e sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas; e sábado e domingo, das 13 às 19 horas.
Sessões de Planetário:
Quinta-feira, às 21 horas – “Uranografia riopretense” – Tema livre
Sábado e Domingo, às 15 horas, “E a bruxa foi pro espaço...” – Tema infantil (para crianças acima de 6 anos) e, às 17 horas, “Uranografia riopretense” – Tema livre
Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da sessão.
Observatório:
Quinta-feira, das 20h30 às 22 horas (observação astronômica sujeita às condições atmosféricas).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...