quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Da viola caipira à música clássica

O cantor e violeiro Renato Gagliardi apresenta no Sesc Rio Preto nesta quinta-feira (19/11), às 20h30, repertório composto por viola de raiz e música clássica. A apresentação será em comemoração ao 50 anos da morte do compositor Villa-Lobos.

Gagliardi apresenta a viola caipira, em suas várias possibilidades e diálogos, popularizando-a com um repertório diferenciado, com ênfase na obra de Villa-Lobos.

No repertório estão obras de Villa-Lobos, como Prelúdio da Bachiana n.º4, Ária da Bachiana n.º5, Toccata da Bachiana n.º2 (o Trenzinho do Caipira) e Melodia Sentimental.

O violeiro estudou contrabaixo acústico no Conservatório de Tatuí, onde atuou como instrumentista da Orquestra Jovem por três anos. Começou sua vida profissional como contrabaixista na Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás, por meio de concurso público, onde atuou por sete anos. Neste período começou pesquisar “Viola Caipira”.

Foi idealizador do projeto “Madeira e Vento”, que visava à união da viola caipira com instrumentos sinfônicos. Em 1997 e 1998, numa turnê pela Itália e Suíça, trabalhou na divulgação deste trabalho. De volta ao Brasil fixou-se em Rio Preto para montar a orquestra de viola caipira da cidade como diretor artístico. Atua também como contrabaixista da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, onde desenvolve também um trabalho com Viola Caipira.

Serviço:
Viola e Villa – Renato Gagliardi

Data: 19/11
Horário: 20h30
Local: Teatro do Sesc
Entrada livre

Informações: (17) 3216-9300

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...