quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sesc realiza mostra de filmes do cineasta Jodorowski


Cineasta, dramaturgo, literato, ensaísta, tarólogo e especialista em psicomagia, assim é Alejandro Jodorowski, também fundador do Teatro Pânico, com os surrealistas Arrabal e Topor. Além de ser reconhecido como grande autor de histórias em quadrinhos, tendo feito parcerias notáveis com os quadrinistas Milo Manara e Jean “Moebius” Giraud, e considerado um dos precursores da arte multimídia.

Em homenagem ao artista, o Sesc Rio Preto exibe alguns de seus clássicos filmes. As sessões acontecem dias 10, 17 e 24 de outubro, a partir das 16h30, no Teatro, com entrada grátis.

Confira abaixo a programação:

Fando e Lis
A princípio concebido como uma livre adaptação de uma performance-art escrita por Fernando Arrabal, este filme é um mostruário de personagens perdidos que transitam lastimosamente por labirínticos caminhos de incomunicabilidade. Poesia lírica e imagens de beleza magnética são as constantes de uma história sobre o não-amor da humanidade, que se oculta da hipocrisia, da aparência e da simulação. Impregnado pela semente do movimento Pânico fundado em 1962 por Alejandro Jodorowsky, Fernando Arrabal e Roland Topor.
Data: 10 de outubro

El Topo
Envolto numa roupagem alegórica e repleto de cifrados simbolismos, o filme narra as andanças de um pistoleiro místico (El Topo), interpretado pelo próprio Alejandro Jodorowski, através do deserto do distante Oeste, numa epopéia surrealista na qual se superará em duelos para conseguir atribuir-se o êxito de ser a pistola mais rápida do Oeste. Um encontro cósmico profundamente influenciado pelas “obras pânicas”, este filme significou o tiro de saída ao circuito alternativo das Sessões Malditas propulsado pelo distribuidor Bem Barenholtz.
Data: 17 de outubro

A Montanha Sagrada
Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista”, que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam de sua bagagem “mundana” antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na insula iniciam a ascensão à Montanha Sagrada para substituir os deuses imortais que em segredo dominam o mundo. Nunca ninguém tinha visto nada igual até a data do lançamento deste filme. Foi a grande obra ovacionada no Festival de Cannes em 1973.
Data: 24 de outubro

Informações: (17) 3216-9300

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...