terça-feira, 6 de outubro de 2009

Escritor lança livro “Pensar é Preciso” no Automóvel Clube


O escritor rio-pretense Salvatore D’Onofrio lança na próxima quinta-feira, dia 8, no espaço cultural do Automóvel Clube, o livro “Pensar é Preciso: Reflexões sobre Filosofia, Religião, Literatura, Política e Cidadania”. O evento acontece a partir das 21 horas.

Neste seu novo trabalho, de 435 páginas, Salvatore apresenta as linhas mestres da evolução da nossa cultura, do mito greco-romano à teoria da relatividade. Seguindo a ordem cronológica, questiona os textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento, fala do obscurantismo da Idade Média, do advento do Islamismo, da retomada da cultura clássica na época da Renascença e do Iluminismo, da revolução comercial, industrial e bolchevique, de capitalismo e comunismo.

Dá o merecido relevo aos maiores gênios da humanidade: Homero (a poesia épica), Dante (A Divina Comédia), Shakespeare (suas melhores peças), Leonardo da Vinci (o pai da ciência e da arte moderna), Darwin (a tese da evolução), Marx (a força do trabalho humano), Freud (a importância do inconsciente e da sexualidade na formação da personalidade), Einstein (a relatividade do tempo e do espaço).

“Este meu último livro tem duas finalidades: apresenta o que de melhor e de pior o homem produziu, de forma cronológica, e é um estímulo à reflexão sobre nosso comportamento, pois devemos pensar com nossa cabeça e não apenas seguir, feito ovelhas. O escopo principal é despertar o espírito crítico e de cidadania”, explica Salvatore.

O autor termina o olhar crítico sobre a história da cultura apresentando duas propostas para o melhoramento da sociedade moderna: o humanismo laico e uma profunda reforma política. Ele detectou os dois monstros que impedem o progresso: o fanatismo religioso e a corrupção política, conjugada com a impunidade.

Salvatore é licenciado em Ciências Teológicas pela Pontifícia Universidade “S.Aloisii” de Nápoles (Itália) e doutor em Letras Neolatinas pela USP. Foi professor titular de Teoria da Literatura pela Unesp de Rio Preto. Mesmo aposentado pela Unesp, nunca deixou a prática da docência e da pesquisa. O autor também é membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Publicou 13 livros e cerca de 30 artigos em revistas especializadas. Entre suas obras, destacam-se: “Literatura Ocidental”, “Pequena Enciclopédia da Cultura Ocidental”, “Forma e Sentido do Texto Literário” e “Pesquisando”.

Para saber mais sobre o autor, acesse: www.salvatoredonofrio.com.br.

Serviço:
Lançamento do livro “Pensar é Preciso”, de Salvatore D’Onofrio
Data: 8 de outubro
Horário: 21 horas
Local: Espaço cultural do Automóvel Clube

Informações: (17) 3214-7211

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...