quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CICC tem programação especial sobre astronomia


O CICC – Centro Integrado de Ciência e Cultura está com uma programação extensa neste mês, que traz diversas atividades e exposições astronômicas, devido a 2009 ser o Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em lembrança aos 400 anos do primeiro uso astronômico de um telescópio, pelo famoso cientista Galileu Galilei (1564-1642).

A partir desta quinta-feira, dia 15, começa a exposição “Astronomia na Matemática”, que tem como atração principal uma caixa mágica, que apresenta, de forma lúdica e interativa, informações sobre objetos astronômicos.

Na próxima terça-feira, dia 20, tem início a exposição fotográfica “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”, onde será possível conferir imagens de estrelas, planetas e galáxias. A mostra segue até 31 de dezembro.

No planetário acontece a mostra fotográfica e audiovisual “Os 40 anos do homem na Lua”, que retrata a conquista espacial e o Projeto Apollo. A mostra inclui exibições de vídeos com sessões aos sábados e domingos, às 18 horas.

O CICC realiza ainda o programa “Noites Galileanas”, que visa oferecer ao público a oportunidade de observar os mesmos corpos celestes vistos em 1609 por Galileu, em especial a observação da Lua e do planeta Júpiter e seus quatro satélites principais. Mas poderão também ser visualizados outros objetos como as Plêiades (grupo de estrelas da constelação de Touro) e a Nebulosa de Orion uma enorme nuvem de gás iluminada por estrelas próximas à região das "Três Marias".

Haverá também, no dia 22, uma palestra sobre observação astronômica, às 19h30; uma sessão especial de planetário, “De olho no céu”, no dia 23, às 17 horas; e observação astronômica, nos dias 24 e 25, das 19h30 às 23 horas.

Estão programadas ainda atrações na área de biologia, como a oficina didática “Expressão Gênica: Produzindo Hemoglobina”, que, por meio de jogos biomoleculares, abordará os aspectos genéticos da anemia falciforme, uma doença hereditária. A oficina será desenvolvida em dois dias e está direcionada a professores e alunos de graduação e de pós-graduação, no dia 24 (sábado), das 14 horas às 17h30, e 30 (domingo), das 8h30 às 12 horas.

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 19, e as vagas são limitadas. Será entregue certificado de participação.

Para fechar o mês, a sessão Filosofísica, como é realizada em todo último sábado do mês, irá debater, no dia 31, o tema “O mistério do Triângulo das Bermudas”, às 16 horas, com o físico e astrônomo responsável pelo CICC, Alexandre César Neves.

A entrada, em todos os eventos, é gratuita.

Serviço:
CICC – Centro Integrado de Ciência e Cultura
Avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial, ao lado da Cidade das Crianças.

Horários de funcionamento: De quarta-feira à sexta-feira, das 8 às 17 horas; quinta-feira, das 13 às 22 horas e sábado e domingo, das 13 às 19 horas.

Sessões de Planetário: Quinta-feira, às 21 horas – "Uranografia riopretense" – Tema livre; Sábado e Domingo, às 15 horas, “E a bruxa foi pro espaço..." – Tema infantil (para crianças acima de seis anos); e, às 17 horas, "Uranografia riopretense" – Tema Livre.
Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da sessão.

Observatório: Quinta-feira, das 20h30 às 22 horas.

Informações: (17) 3232-9426

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...