domingo, 23 de agosto de 2009

SESC realiza bate-papo com o escritor Marcos Moraes


O SESC Rio Preto realiza na próxima quarta, dia 26 de agosto, um bate-papo com o escritor Marcos Moraes, professor da USP e organizador do livro "Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira". O evento será no Auditório, a partir das 20 horas, e tem entrada gratuita.

A atividade faz parte do programa Devaneios Literários, que promove reflexão sobre a produção literária e a leitura. O encontro pretende discutir a importância do folclore brasileiro, tanto quanto à importante viagem “etnográfica” de Mário de Andrade ao nordeste, presentes no livro.

O escritor Mário de Andrade já gostava do poema “Os Sapos”, uma cutucadanos parnasianos, mesmo antes de conhecer pessoalmente seu autor, o poeta Manuel Bandeira. Isto só foi acontecer em 1921, quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro. Um ano depois, “Os Sapos” tornou-se um dos escândalos da Semana de Arte Moderna de 1922. Nesse mesmo ano, começou a mais intensa correspondência da literatura brasileira, que durou até 1944 e rendeu 420 cartas.

Lacrada até julho de 1997, a pedido de Mário, a parte mais significativa dessa correspondência começa a ser revelada nesta edição que dá conta da fértil comunicação, ao longo de três décadas, entre dois dos maiores nomes da literatura brasileira. Graças aos trabalhos rigorosos do organizador, que nas notas às cartas apresenta todas as informações necessárias à compreensão dos dados contextuais, o leitor pode tomar pleno contato com a troca de confissões pessoais, opiniões sobre poemas, folclore brasileiro, idéias sobre questões do cotidiano do país e sobre a evolução de uma arte brasileira, entre muitos outros temas.

Marcos Antonio de Moraes é doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e desenvolve pesquisas sobre memoralismo a partir da correspondência de escritores no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

Informações: (17) 3216-9300

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...