sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nesta sexta, FIT traz 10 apresentações

relampião-cia do miolo-fit 2013O FIT 2013 – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto segue nesta sexta-feira, 5 de julho, com 10 apresentações teatrais, sendo três opções na Categoria Rua, um infantil, um Nacional Rio Preto, dois Nacionais Adulto e dois Internacionais. Confira as sinopses e demais informações, além de horários e locais de apresentações das peças. O FIT 2013 acontece até 13 de julho.




11h – Relampião  |  Cia. do Miolo e Cia. Paulicea (Nacional Rua)
Parque da Represa Municipal, avenida Lino José de Seixas (próximo ao Canecão)

Sinopse:
A mitologia em torno do cangaceiro pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, motiva o espetáculo a revisitá-la paraaproximá-la do presente. O sertão nordestino, com suas disputas de terra, a árida vegetação da caatinga e a seca, correspondem ao asfalto e às pelejas do cotidiano. A paisagem dramatúrgica, pois, é transmutada em uma caatinga de concreto, com múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados mais próximos do que se imagina.O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade? Eis o mote. O projeto das duas companhias paulistas quer ressignificar o espaço público artisticamente, colocar o cidadão em relação ativa com a obra. Revelar os Lampiões que povoam diariamente os centros urbanos, gente comum que sobrevive em meio a tantas desigualdades. A linguagem é norteada pela pesquisa da cultura popular. Dramaturgia, composições musicais, figurinos e demais elementos de cena são embebidos pelo cavalo marinho, pelo samba, pelas carrancas do rio São Francisco, entre outras manifestações. A Companhia Paulicea nasce em1997 empenhada em montar peças para o espectador infanto-juvenil sempre com foco na linguagem do teatro popular. A gênese da Companhia do Miolo, em 2000, partiu justamente de uma criação voltada ao teatro popular, vereda que firmou sua identidade inclusive no campo das intervenções urbanas.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Solange Dias / Direção: Alexandre Kavanji / Com: Aysha Nascimento, Antonia Mattos, Francisco Gaspar, Daniel Farias, Edi Cardoso, Dudu Oliveira e Harley Nóbrega
Categoria: Nacional Rua
Cidade: São Paulo/SP
Duração: 60 min
Classificação: livre

Romeu e Julieta O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular-instituto garajal de arte e cultura popular-fit 201316h – Romeu e Julieta: O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular  |  Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular (Nacional Rua)
Praça Moysés Miguel Haddad, entre as ruas Marechal Deodoro, Capitão José Verdi, Campos Salles e Delegado Pinto de Toledo – Boa Vista (Caixa D’Água)

Sinopse:
A história de amor juvenil mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se bicam e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco. Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e dá a ver, por exemplo, a cena dos enamorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro. E ainda tocam e cantam, sustentando a roda de espectadores do início ao fim. O núcleo artístico do município da região metropolitana de Fortaleza vê o seu oitavo espetáculo coroar o trabalho de formação de jovens atores e a pesquisa permanente em torno da cultura popular da qual não arreda pé desde o surgimento do Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular, em 2003, que articulou cursos de capacitação em técnica teatral, montagem e arte circense. O teatro de rua, a manipulação de bonecos, a confecção da máscara e a linguagem do picadeiro, sobretudo na figura do palhaço, são as principais referências dos nove atores. Eles têm entre 20 e 25 anos e abraçam a tragédia poética e existencialmente.


Ficha Técnica:
Texto: William Shakespeare / Adaptação: Victor Augusto / Direção: Diego Mesquita e Mario Jorge Maninho / Com: Aldebaran Faustino, Aline Fontenele, Assis Lima, Dielan Viana, Henrique Rosa, Mauricio Rodrigues, Rafael Melo, Rayane Mendes e Suldailson Kennedy
Categoria: Nacional Rua
Cidade: MARACANAÚ - CE
Duração: 70min
Classificação: livre

  
16h – Relampião  |  Cia. do Miolo e Cia. Paulicea (Nacional Rua)
ECO – Escola de Competências Dep. Roberto Rollemberg, rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2.901 – Santo Antônio
Confira acima.

A Fantástica Baleia Engolidora de Circos-cia. frita-fit 2013
19h – A Fantástica Baleia Engolidora de Circos  |  Cia. Frita (Nacional Criança)
Teatro do SESI – Rua Duque de Caxias, 4.656 – Vila Elvira

Sinopse:
Seres subaquáticos dão margem ao imaginário livre, leve e solto do picadeiro evocado de modo surpreendente nessa comédia sem palavras. Uma enchente provoca a inundação de uma cidade. De forma inusitada, eis que surge uma baleia que abocanha um pequeno circo e lança goela abaixo seus artistas e aparelhos. A partir daí, o espectador é transportado para o interior do animal marinho. A baleia atravessa os sete mares sem desconfiar que carrega no ventre essas três figuras hilárias. As três fazem dali o seu habitat, convivem com os desejos e humores alheios. O cotidiano surreal de esperar pela próxima mordida. De sonhar com o mundo lá fora. A pesquisa do universo das reprises e gags (piadas) clássicas do circo é o mote e o cerne da construção do roteiro de movimentação do espetáculo. Estão em cena três atrizes e palhaças cofundadoras da companhia em 2009 e empenhadas na arte da palhaçaria e demais variações da comédia – praia em que, por trás do nariz vermelho, geralmente encontra-se um rosto masculino. Quem bolou a história foi o diretor convidado Alvaro Assad, também responsável pela preparação mímica, técnica que desenvolve há mais de 20 anos. Ele trabalhou e se aperfeiçoou em 1991 com o mímico português Luís de Lima, parceiro do mestre francês Marcel Marceau. Dois anos depois, Assad fundou o grupo carioca Centro teatral e Etc. e Tal, em atividade até hoje.

Ficha Técnica:
Direção, roteiro e preparação mímica: Alvaro Assad / Com: Érika Freitas, Mariana Rabelo, Raquel Theo
Categoria: Nacional Criança
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Duração: 60min
Classificação: livre


quadrado-cia. núcleo 2-rio preto-fit 201319h e 21h – Quadrado  |  Cia. Núcleo 2 (Nacional Rio Preto)
Teatro Municipal Nelson Castro, avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 - Vila Itália

Sinopse:
Sujeito predestinado a viver dentro de um quadro. Parece conto de Kafka, mas é o dispositivo que a companhia multimídia encontrou para discutir, acima de tudo, a condição do artista na atualidade. Neste solo, farto em recursos audiovisuais, o atuador funde-se às imagens projetadas na tela branca ao fundo. Gestos e movimentos soam sincrônicos ou dissonantes à trilha sonora sampleada. O que está disposto em cena é um cárcere público e um prisioneiro-operário sob suas amarras. Nesse ambiente virtual sedutor, cheio de dentes e poltronas confortáveis, tudo parece arte, parece glamour, parece vida. Mas não é. Mergulhada em um turbilhão de clichês culturais e na escassez das produções, o ator se encontra preso em uma arte que não se renova,refém do seu próprio sistema e torturado por mecanismos digitais, tal hologramas. Ao dispor essa máquina sensorial de imagens diante dos olhos do público, plasmada sobre o corpo humano, a criação faz lembrar, indiretamente, o movimento radical de abstração geométricacriado pelo pintor russo Malevitch no começo do século XX, caracterizado pelo emprego de cores puras sobre fundo branco e arranjos não objetivos de figuras geométricas simples (triângulo, círculo, quadrado, cruz etc.), como na obra emblemática Quadrado Negro sobre Fundo Branco. O projeto rio-pretense teve orientação do ator e diretor Clayton Mariano, do núcleo Tablado de Arruar (SP)e do ator André de Araújo   (SP).

Ficha Técnica:
Criação e direção: Jef Telles Com: Cássio Henrique
Categoria: Nacional Rio Preto
Cidade: São José do Rio Preto
Duração: 50min
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuito – retirar ingressos uma hora antes


galvarino-cia teatro kimen-fit 2013
19h – Galvarino  |  Cia. Teatro Kimen (Internacional)
Teatro do SESC, avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333

Sinopse:
Uma família mapuche, principal etnia chilena, aguarda em casa, no sul do país, a chegada de um dos membros exilado na Rússia há mais de 30 anos. Ninguém sabe que fora assassinado a pedradas, dias antes por um grupo neonazista. A expectativa de sua volta se transforma em angústia para a irmã e os pais que desconhecem o motivo de tanta demora. Até que surge a notícia do desfecho trágico. O texto é baseado no testemunho de Marisol Ancamil, irmã de Galvarino e tia da diretora Paula González Seguel, relato dramatizado pelo escritor Juan Radrigán em El Desaparecido (2004). O Teatro Kimen é um coletivo multidisciplinar nascido há cinco anos sob o desejo de gerar projetos de reflexão a partir daqueles que são marginalizados. O espetáculo encerra a Trilogía Documental, conformada por Ñi Pu Tremen – Mis Antepasados (2008) e Territorio Descuajado – Testimonio de un País Mestizo (2010).

Ficha Técnica:
Direção: Paula González Seguel / Dramaturgia e Co-direção: Marisol Vega Medina / Com: Luis Seguel, Elza Quinchaleo, Paula González, Rodrigo Bastidas / Alejandra Flores
Categoria: Internacional
País: Chile
Duração: 60min
Classificação: 14 anos


19h – IVANOV (Nacional Adulto)
ivanov-fit 2013

Ginásio do SESC, avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333

Sinopse:
Em sua propriedade isolada, Nicolai Ivanov sucumbe aos conflitos interiores tomado por cansaço, tédio, sentimento de culpa, solidão. Ele é encetado pela paixão fulminante da jovem Sasha enquanto sua mulher, Anna, está gravemente adoentada. Soma-se a esse quadro a crise nos negócios, restando ao latifundiário manter as aparências, escudar-se nas descrições frias dos acontecimentos, na rotinados empregados e das festas. Em vão. As conversas vazias e os diálogos sobrepostos criam o clima de não-comunicação e renúncia que deflagram a decadência da aristocracia rural e antecipam a atmosfera revolucionária russa da virada para o século XX. A peça em que o escritor russo Anton Tchékhov debuta para o teatro, em 1887, apresenta qualidades inerentes à obra que legou. A trama em si tem menos relevância do que o subtexto da condição humana, os paroxismos de fundo social, político e econômico. O grupo cearense Teatro Máquina, que completa uma década de solidez formal e reflexiva em 2013, lança mão da não-representação para aproximar o espectador desse universo em que o personagem-título confronta sua floresta devastada e uma realidade desesperada. Tal renúncia à vidasegue afetando plateias mundo afora, há mais de século.O grupo participa este ano do festival de Edimburgo.

Ficha Técnica:
Texto: Anton Tchékhov / Direção: Fran Teixeira / Com: Aline Silva, Ana Luiza Rios, Edivaldo Batista, Levy Mota, Loreta Dialla e Márcio Medeiros
Categoria: Nacional Adulto
Cidade: Fortaleza - CE
Duração: 80min
Classificação: 16 anos


Discurso de un Hombre Decente - Mapa Teatro-fit 2013
21h – Discurso de un Hombre Decente  |  Mapa Teatro (Internacional)
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381

Sinopse:
A partir de um papel contendo um discurso político encontrado no bolso da camisa do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, no dia de sua morte, 2 de dezembro de 1993, o coletivo questiona a dispendiosa e fracassada guerra contra as drogas na Colômbia e no mundo. O texto do mítico chefe do cartel de Medellín foi considerado um documento secreto e convertido, 18 anos depois, em “arquivo desclassificado”. A obra se propõe a decifrar esse arquivo por meio de uma médium-intérprete possuída pelas palavras de Escobar. Tal performance é acompanhada por um expert em narcoterrorismo, uma apresentadora de TV e um conjunto musical. Embaralham-se figuras reais ou fantasmagóricas, documentos verídicos ou ficcionais. Fundado em 1984, o Mapa Teatro é um laboratório de criação multidisciplinar que vê na arte ao vivo uma maneira de transgredir fronteiras geográficas, linguísticas e artísticas.

Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Heidi e Rolf Abderhalden / Com: Agnes Margarita Arenas, Andres Mauricio Herrera, Danilo Jimenez, Heidi Abderhalden, Jeison Castaño, Juan Pablo Becerra, Oscar Eduardo Jimenez e Rodrigo Cordona
Categoria: Internacional
País: Colômbia
Duração: 60min
Classificação: 14 anos


Os Bem Intencionados - Lume Teatro-fit 2013
22h - Os Bem Intencionados  |  Lume Teatro (Nacional Adulto)
Ginásio do SESC, avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333

Sinopse:
Durante uma conversa de bar, aspirantes a artistas vasculham suas vidas à procura dos motivos que os levaram a ambicionar o caminho das artes. Eles são transparentes em suas fragilidades e vocações, intercalam números musicais, solilóquios e performances que podem tratar do status de celebridade instantânea, expor idiossincrasias ou criticar os percalços de quem sobrevive do trabalho cultural na sociedade contemporânea, entre outros motes. Quem acompanha o LUME Teatro em seus 28 anos de estrada, referência no Brasil e no exterior pela qualidade da pesquisa continuada no treinamento do ator-dançarino, vai se deparar com um espetáculo fora do eixo corporal. Público e atores compartilham mesinhas de boteco entre cervejas e petiscos, enquanto desfilam figuras extravagantes, poéticas, românticas, pop e tragicômicas em seus discursos libertários ou prisioneiros do glamour que não têm, ao ritmo da banda que toca e canta ao vivo. O projeto é tributário da parceria com a premiada autora e diretora Grace Passô, do Grupo Espanca! (MG). Apesar da ambientação cênica e de algumas vidas ali espelharem precariedade, o projetosaúda a arte com uma reflexão irreverente sobre suas perspectivas, questionando até que ponto um trabalho é expressão ou degrau para a fama.A obra permitiu ao LUMEconquistar a categoria especial do Prêmio Shell de Teatro 2012.


Ficha Técnica:
Criação: Lume Teatro e Grace Passô / Dramaturgia e direção: Grace Passô / Com: Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel ScottiHirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti / Direção musical: Marcelo Onofri Músicos convidados: Marcelo Onofri (piano), Leandro Barsalini (bateria), Eduardo Guimarães (acordeão)
Categoria: Nacional Adulto
Cidade: Campinas - SP
Duração: 120 min
Classificação: 16 anos

Fonte e Fotos: Site do Festival Internacional de Teatro

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...