quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hecatombe faz Encontro de Pensadores

orégano-cia hecatombe-encontro de pensadores da latino américa
A Cia. Hecatombe, de Rio Preto, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto e apoio do Sesc, Associart e ProAC, realiza nos dias 22 e 23 de julho o “Encontro de Pensadores da Latino América”, que conta com a apresentação do espetáculo “Orégano”, o lançamento da videoarte “Neogrotesco?” e o encontro de Jefferson Del Ríos e Lucas Arantes. A entrada é gratuita.

No dia 22, segunda-feira, às 20 horas, o grupo apresenta o espetáculo “Orégano” no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Na peça, uma família imersa no mais profundo fracasso. Uma mãe que não suporta a passagem do tempo e que concorre constantemente com sua filha. Ela esconde um segredo do qual nem ela mesma se lembra sobre a real identidade de cada um em sua casa. Uma filha em busca de responder perguntas sem respostas. O conflito de um filho sobre sua sexualidade que se torna divertido pela ingenuidade que o caracteriza. E um pai cuja ausência é mais forte que a presença.

O espetáculo esteve em temporada na cidade de São Paulo e abriu o Festival Latino Americano de Teatro de Foz do Iguaçú – PR, além de ter participado de diversos festivais e mostras como o Encontro de Grupos Teatrais no Rio de Janeiro-RJ. Tem texto do dramaturgo argentino Sergio Lobo e tradução de André Lima. Estreou em 2009 e permanece no repertório da Cia. Hecatombe.

No elenco estão os atores Bruno Cavalcanti, Clarissa Maia, Jaqueline Brambilla e Alexandre Manchini Junior. Com 70 minutos de duração e classificação 14 anos.

Na terça-feira, dia 23 de julho, a partir das 19 horas, no Sesc Rio Preto, acontece o lançamento da videoarte “Neogrotesco?”, de Jef Telles. Em seguida, tem início o "Encontro de Pensadores da Latino América", que contará com a presença de Jefferson Del Ríos e Lucas Arantes, com mediação de Homero Ferreira, diretor da Cia. Hecatombe.

encontro de pensadores da latino américa-homero ferreira-cia hecatombe
Homero Ferreira
“Quando Orégano estreou em meados de 2009, ainda não sabíamos bem como classificar o texto escrito pelo dramaturgo argentino Sergio Lobo. Para nós tratava-se de uma junção de linguagens, grotesco, melodrama e absurdo. Foi o próprio Sergio quem plantou a ideia de estarmos falando sobre ‘neogrotesco’. E a Cia. Hecatombe, no intuito de apresentar ao público um panorama estético/visual do gênero, convidou o videasta Jef Telles para produzir esta videoarte. Nela, Jef lança o seu olhar artístico apontando para uma reflexão que se inicia por uma pergunta: Neogrotesco?", afirma Homero Ferreira.

No encontro, os participantes discutirão sobre teatro latino-americano contemporâneo, aprofundando-se no processo de investigação do neogrotesco realizado pelo grupo.

encontro de pensadores da latino américa-jefferson del ríos-cia hecatombe
Jefferson Del Ríos
Jefferson Del Ríos é redator, editor, correspondente no exterior e crítico com longa atividade na imprensa paulista. Na crítica teatral sua produção mais extensa está concentrada nos jornais Folha de S.Paulo, Diário do Comércio e Indústria e revista BRAVO. Tem atuado também como palestrante, jurado e curador em festivais de teatro no Brasil e no exterior. Atualmente é critico teatral do jornal O Estado de São Paulo.

encontro de pensadores da latino américa-lucas arantes-cia hecatombe
Lucas Arantes
Lucas Arantes é escritor e jornalista, formado na Universidade de Ribeirão Preto. Seu espetáculo "Edifício London" - levado ao palco pela premiada Companhia Os Satyros, de São Paulo, tem direção de Fabrício Castro e coordenação de direção de Rodolfo García Vázquez - foi proibido em março de 2013 por uma ação da justiça brasileira e ainda permanece impedido de ser apresentado.

Serviço:
Espetáculo “Orégano”, da Cia. Hecatombe
Data: segunda-feira, 22 de julho de 2013
Horário: às 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.481 – Chácara Municipal
Entrada: gratuita
Mais informações: (17) 3226-2626

Lançamento da Videoarte “Neogrotesco?”, de Jef Telles
Encontro de Pensadores da Latino América, com Jefferson Del Ríos, Lucas Arantes e Homero Ferreira
Data: terça-feira, 23 de julho de 2013
Horário: às 19h
Local: Sesc Rio Preto, avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Entrada: gratuita
Mais informações: (17) 3216-9300

Fonte e Fotos: Homero Ferreira - Cia. Hecatombe

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...