sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dramaturgo Jô Bilac faz curso no Sesc

Jo Bilac-dramaturgo-curso no sesc rio preto
O Sesc Rio Preto realiza neste sábado e domingo, 27 e 28 de julho, das 10h às 13h, um curso sobre “Dramaturgia – Estrutura do Texto Dramático”, com o dramaturgo Jô Bilac, do Rio de Janeiro.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento.

Autor dos espetáculos “Savana Glacial” (Grupo Físico de Teatro) e “Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete” (Cia. dos Inquietos), Jô Bilac fala sobre o processo criativo e análise da estrutura dramática, diálogo na cena e exercícios para criação de dramaturgia.

O curso conta com o apoio da Associart – Associação dos Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de São José do Rio Preto.

Sobre Jô Bilac
Sua primeira peça, escrita quando tinha 19 anos de idade, "Sangue na Caixa de Areia", ganhou a Menção Honrosa em Dramaturgia, no Teatro Carlos Gomes (RJ), pelas mãos do dramaturgo e diretor Roberto Alvin. O reconhecimento o impulsionou a aprofundar seus estudos em teatro na Escola Teatral Martins Pena.

Sua primeira peça a integrar o circuito profissional, "Bruxarias Urbanas", estreou no Espaço Cultural Sérgio Porto, em 2006. Já em 2007, escreveu a peça "Desesperadas", comédia que deu o prêmio de melhor atriz para Lidiane Ribeiro no Festival de Comédia Laura Alvin. No mesmo ano, estreiam seus textos "2 p/ viagem", com Mateus Solano e Miguel Thiré, e "Cachorro!", com a sua Cia. Teatro Independente. O espetáculo contou com uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro no Rio de Janeiro.

Em 2008, foi a vez da estreia de seu texto "Limpe Todo Sangue Antes que Manche o Carpete", no Teatro Solar de Botafogo. Em 2009, estreia "Rebú", com a Cia. Teatro Independente.

Desde 2009, é curador do Teatro Estadual Gláucio Gil, juntamente com o ator e palhaço Márcio Líbar, além de integrar o coletivo de dramaturgos que assina o site Dramadiario, grupo de sete jovens dramaturgos (Julia Spadaccini, Rodrigo Nogueira, Camilo Pelegrini, Larissa Câmara, Felipe Barenco e Renata Mizrahi), que mobiliza a classe artística jovem carioca com eventos teatrais que despontam pela cidade.


Fonte: Sesc Rio Preto e SP Escola de Teatro  |  Foto: Juliana Mattar (Blog Roteiro Dramaturgia)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...