Dez apresentações marcam o fim do FIT
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT 2013 termina neste sábado, 13 de julho, com 10 apresentações teatrais dos espetáculos “Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades”, “Julia”, “Pop”, “A Dama do Mar”, “Expresso Caracol” (foto) e “Circo Negro”. Confira as sinopses e demais informações sobre as peças.
16h e 19h – Expresso Caracol |
Companhia dos Pés (Nacional Rio Preto)
Teatro do SESI, avenida Duque de Caxias, 4.656 – Vila Elvira
Sinopse:
Em seu jeito de pensar arte através de imagens escritas, certa vez o poeta
mato-grossense Manoel de Barros pespegou: “Um caracol é a gente ser”. O
espetáculo para criança leva a metáfora ao pé da letra ao transformar o molusco
em coração da narrativa e materializá-lo como cenografia móvel, espécie de
vagão na forma de um casco espiralado que o faz medir 2,5 metros. Estruturado
em metal e coberto de junco, ele faz às vezes de veículo, casa e camarim. É
dentro e fora dele que um palhaço e uma bailarina, ambos dispensados dos
respectivos circo e companhia de dança, põem fim à condição de abandonados e
sublimam seus ofícios feito ambulantes que vão de vilarejo em vilarejo, ou de
país em país, num piscar de olhos, atrás de seu público. Mesma estratégia adotada
pelos artistas da Commedia Dell’arte na Itália dos séculosXV e XVI. O sexto
trabalho da companhia fundada em 2006 pode ser levado tanto ao palco como a
espaços não convencionais e praças. Em todos, o espectador mirim e seus
responsáveis vão ziguezaguearo olhar pelo caminho desse caracol mágico, que dá
muitas voltas, mas sempre surpreende a cada parada que faz. A montagem é uma
homenagem aos bastidores do fazer artístico, suas dificuldades e superações no
dia a dia.
Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Angélica Zignani / Com: Caroline
Aragão, Kesler Jamal Contiero e Angélica Zignani
Categoria: Nacional Rio Preto
Cidade: São José do Rio Preto
Duração: 50min
Classificação: livre
Pop |
16h e 19h – Pop | Cia. Noz de Teatro,
Dança e Animação (Nacional Criança)
Teatro Municipal Nelson Castro, avenida Feliciano Salles
Cunha, 1.020 - Vila Itália
Sinopse:
No cotidiano da vida de uma dona de casa, um simples ato de ir ao mercado,
adquirir uma roupa ou assistir à televisão pode se transformar em situações
divertidas em que personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da
publicidade e da moda. Nesse enredo de múltiplos tempos e lugares, um cenário
igualmente mutável reproduz ambientes com imagens de cores vibrantes que
aparecem e desaparecem feito um videoclipe. O cenário combina cubos mágicos e
quebra-cabeças numa brincadeira de montar. Nesse jogo despontam figuras e
situações inspiradas em garotos propaganda, histórias em quadrinhos, anúncios
coloridos e letreiros comerciais que fazem referência à cultura pop. Os
criadores intentam justamente “inventar e reinventar” a Pop Art dentro do
universo infantil, envolvendo as técnicas de dança, música, artes plásticas e
animação de objetos e bonecos. A montagem é a terceira obra da companhia em
atividade desde 2004. E lhe valeu o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem na
categoria música originalmente composta.A diretora e fundadora da trupe tem
formação também como bailarina e traz no currículo experiências com os núcleos
paulistanos XPTO e Pia Fraus, ícones da pesquisa decomposição visual para a
cena.
Ficha Técnica:
Direção: Anie Welter / Criação: Cida Sena, Rafael Petri,
Paulo Henrique Alves, Sheyla Coelho, Renata Andrade e Anie Welter / Com: Jota
Rafaelli, Luciana Venancio, Sheyla Coelho, Valcrez da Silva Siqueira
Categoria: Nacional Criança
Cidade: São Paulo - SP
Duração: 42min
Classificação: livre
A Dama do Mar |
16h e 21h – A Dama do Mar | Bob Wilson
(Internacional)
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro
Faria Lima, 5.381
Sinopse:
Adaptação da escritora e ensaísta norte-americana Susan Sontag (1933-2005) para
a peça de mesmo nome do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Ellida Wangel
conhece a liberdade na juventude, vivendo ao lado do pai no mar selvagem da
Noruega, onde se enamora de um marinheiro. Mas o pai morre e ela se casa com um
médico viúvo que tem duas filhas.Tempos depois, reencontra o ex-amante
estrangeiro, pede ao marido que a deixe ir, ele diz que sim, afinal é livre
para fazer o que quiser, mas aí ela recua. Ao contrário de Nora Helmer, que
bate a porta e deixa para trás marido, filho e a mediocridade doméstica e
machista em A Casa de Bonecas, outro clássico de Ibsen lançado nove anos antes,
Ellida fica. Em sua primeira direção de um elenco exclusivamente brasileiro, o encenador,cujo
prestígio internacional é atribuído ao formalismo rigoroso de suas obras, desde
a década de 1970, dialoga indiretamente com três criadores influentes do teatro
no país ao escolher atores que já trabalharam com os mesmos: Antunes Filho,
José Celso Martinez Corrêa e Gerald Thomas.
Ficha Técnica:
Encenação, cenografia e iluminação: Robert
Wilson / Codireção:Giuseppe Frigeni / Texto: Susan Sontag, inspirada em Henrik
Ibsen / Com: Bete Coelho (participação especial), Felipe Sacon, Hélio Cícero,
Lígia Cortez, Luiz Damasceno e Ondina Clais Castilho
Categoria: Internacional
País: EUA
Duração: 110min
Classificação: 16 anos
Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades |
16h - Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades
| Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar (Nacional Rua)
Bosque Municipal, rua José Deguer, s/n - Jardim Nazareth
(próximo a Unesp/Ibilce)
Sinopse:
Alguns quadros do escultor e pintor espanhol Juan Miró são
compostos por figuras que podem lembrar garatujas infantis ou rabiscos
pré-históricos.Povoada de símbolos, sua obra foi associada ao surrealismo.
Apreender o observador pela sensibilidade e não pela razão é a premissa que
leva os criadores gaúchos a evocar o universo do artista barcelonês nesse
espetáculo de rua com bonecos gigantes, colocando uma lente de aumento sobre a
delicadeza e o espírito lúdico da existência. Alegorias coloridas, estilizadas
em mais de metro de altura,ocupam o espaço público chamando a atenção dos
transeuntes, conduzindo-os para o lugar da apresentação. Os bonecos irradiam
energia quando seus manipuladores começam a lhes dar vida. A simbiose
desencadeia uma avalanche de possibilidades. Percebe-se uma dramaturgia não
verbal estruturada por meio de ações e de figuras valorizadas pela riqueza
visual, pela leveza dos movimentos e pelas sonoridades incidentais que ajudam a
compor enquadramentos conforme o ponto de vista de cada espectador.Relações
lúdicas e corriqueiras sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos,
suscitando um mergulho na identidade de cada um. A metáfora brota em cor, luz e
poesia. O grupo foi fundado em 1988 e ao longo desses 25 anos consolidou uma linguagem
própria que borra as fronteiras da arte, conjurando teatro de rua, animação,
circo e música.
Ficha Técnica:
Criação: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar / Direção: Raquel
Durigon e Luciano Wieser / Com: Denisson Gargione, Diego Kurtz, Lenon Kurtz, Raquel
Durigon, Tayhú D. Wieser, Txai D. Wieser e Vitor Brasil
Categoria: Nacional Rua
Cidade: Canoas - RS
Duração: 40 min
Classificação: livre
Julia |
16h – Julia | Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado
Praça Dom José Marcondes – Centro
Sinopse:
O teatro de rua é naturalmente o palco do povo da rua.Este
às vezes catalisa a roda ou intervenção cênica no espaço público. Por vezes, os
criadores invertem o jogo e se voltam para essa gente como tema e estética. O
espetáculo catarinense é exemplar da lapidação às avessas. Júlia e seu fiel
escudeiro, Palheta, são seres quixotescos na superação de toda ordem
deobstáculos. Eles chegam para assentar sonhos e desejos. Riscam seu
território. Ela é a mulher das ruas. Ele, seu cicerone. Numa carroça-casa,
empilham as bagagens e bugigangas, coisas da vida e do mundo que valem muito
para um desvalido.Uma vez instalada, a dupla equilibra-se por uma hora entre
realidade e ilusão. Afinal, alguém sem pernas seria capaz de rodopiar? Como o
núcleo não possui diretor fixo, o convidado da vez foi PépeSedrez, da Companhia
Carona de Teatro, de Blumenau (SC), que desenvolvia pesquisa com esse foco
havia três anos, buscando inspiração na bufonaria, no circo de horrores, na
cultura cigana, etc. A preparação técnica e a desenvoltura dos comediantes
sustentam a interação e a teatralidade em cada gesto, objeto, adereço e canção
sem sucumbir à precariedade material exposta. A montagem de Júliacircula pelo
Brasil durante este ano,selecionada para a concorrida programação do Palco
Giratório. O grupo nasceu em 1997, quando o casal Yonara Marques e Reveraldo
Joaquim mandou confeccionar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de
fantoches. O boneco mestre de cerimônias chamava-se Revirado.
Ficha Técnica:
Roteiro e dramaturgia: Fabiano Peruchi, Pépe Sedrez,
Reveraldo Joaquim e Yonara Marques / Direção: Pépe Sedrez / Com: Reveraldo
Joaquim e Yonara Marques
Categoria: Nacional Rua
Cidade: Criciúma - SC
Duração: 55min
Classificação: 12 anos
Circo Negro |
19h – Circo Negro | Cia. Senhas de Teatro
(Nacional Adulto)
Ginásio do SESC, avenida Francisco das Chagas Oliveira,
1.333
Sinopse:
O espetáculo toma códigos universais do circo para discutir a representação no
teatro, embaralhando ficção e realidade. Em cena, quatro atores assumem a
função de intérpretes e explicitam mecanismos do jogo teatral. Eles discutem
relações humanas, valores éticos e manipulação da verdade interagindo com a
plateia. Não faltam números circenses, como o da hipnose e o do domador em meio
ao turbilhão de estados emocionais, gestos e técnicas de atuação. Tudo é
permeado pelo humor, no limite da crueldade. O autor Daniel Veronese é admirado
na Argentina e na Europa por causa da inventividade dos seus textos que, não
raro, ele mesmo dirige – no ano passado, encenou O Líquido Tátil com o Grupo
Espanca! (MG). Ele gosta de refletir sobre a arte do teatro em suas histórias,
exercendo a metalinguagem mesmo quando parece tratar de situações corriqueiras.
Um dos núcleos mais consistentes da capital paranaense, a CiaSenhas de Teatro
está em atividade há 14 anos. Afirma-se movida por questões estéticas,
ideológicas e sociais. Como exemplo das inquietações vigentes no pensamento e
na prática da diretora e dramaturga Sueli Araujo e dos intérpretes-criadores, a
companhia concebe e realiza, desde 2005,a Mostra Cena Breve Curitiba – A
Linguagem dos Grupos de Teatro, que vai para a nona edição.
Ficha Técnica:
Texto: Daniel Veronese / Direção: Sueli Araujo / Com:
Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafel di Lari
Categoria: Nacional Adulto
Cidade: Curitiba - PR
Duração: 60min
Classificação: 16 anos
Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa do FIT 2013
0 comentários:
Postar um comentário