sábado, 13 de julho de 2013

Dez apresentações marcam o fim do FIT

expresso caracol-companhia dos pés-fit 2013
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT 2013 termina neste sábado, 13 de julho, com 10 apresentações teatrais dos espetáculos “Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades”, “Julia”, “Pop”, “A Dama do Mar”, “Expresso Caracol” (foto) e “Circo Negro”. Confira as sinopses e demais informações sobre as peças.

16h e 19h – Expresso Caracol  |  Companhia dos Pés (Nacional Rio Preto)
Teatro do SESI, avenida Duque de Caxias, 4.656 – Vila Elvira

Sinopse:
Em seu jeito de pensar arte através de imagens escritas, certa vez o poeta mato-grossense Manoel de Barros pespegou: “Um caracol é a gente ser”. O espetáculo para criança leva a metáfora ao pé da letra ao transformar o molusco em coração da narrativa e materializá-lo como cenografia móvel, espécie de vagão na forma de um casco espiralado que o faz medir 2,5 metros. Estruturado em metal e coberto de junco, ele faz às vezes de veículo, casa e camarim. É dentro e fora dele que um palhaço e uma bailarina, ambos dispensados dos respectivos circo e companhia de dança, põem fim à condição de abandonados e sublimam seus ofícios feito ambulantes que vão de vilarejo em vilarejo, ou de país em país, num piscar de olhos, atrás de seu público. Mesma estratégia adotada pelos artistas da Commedia Dell’arte na Itália dos séculosXV e XVI. O sexto trabalho da companhia fundada em 2006 pode ser levado tanto ao palco como a espaços não convencionais e praças. Em todos, o espectador mirim e seus responsáveis vão ziguezaguearo olhar pelo caminho desse caracol mágico, que dá muitas voltas, mas sempre surpreende a cada parada que faz. A montagem é uma homenagem aos bastidores do fazer artístico, suas dificuldades e superações no dia a dia.


Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Angélica Zignani / Com: Caroline Aragão, Kesler Jamal Contiero e Angélica Zignani
Categoria: Nacional Rio Preto
Cidade: São José do Rio Preto
Duração: 50min
Classificação: livre


pop-cia noz de teatro, dança e animação-fit 2013
Pop
16h e 19h – Pop  |  Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (Nacional Criança)
Teatro Municipal Nelson Castro, avenida Feliciano Salles Cunha, 1.020 - Vila Itália

Sinopse:
No cotidiano da vida de uma dona de casa, um simples ato de ir ao mercado, adquirir uma roupa ou assistir à televisão pode se transformar em situações divertidas em que personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da publicidade e da moda. Nesse enredo de múltiplos tempos e lugares, um cenário igualmente mutável reproduz ambientes com imagens de cores vibrantes que aparecem e desaparecem feito um videoclipe. O cenário combina cubos mágicos e quebra-cabeças numa brincadeira de montar. Nesse jogo despontam figuras e situações inspiradas em garotos propaganda, histórias em quadrinhos, anúncios coloridos e letreiros comerciais que fazem referência à cultura pop. Os criadores intentam justamente “inventar e reinventar” a Pop Art dentro do universo infantil, envolvendo as técnicas de dança, música, artes plásticas e animação de objetos e bonecos. A montagem é a terceira obra da companhia em atividade desde 2004. E lhe valeu o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem na categoria música originalmente composta.A diretora e fundadora da trupe tem formação também como bailarina e traz no currículo experiências com os núcleos paulistanos XPTO e Pia Fraus, ícones da pesquisa decomposição visual para a cena.


Ficha Técnica:
Direção: Anie Welter / Criação: Cida Sena, Rafael Petri, Paulo Henrique Alves, Sheyla Coelho, Renata Andrade e Anie Welter / Com: Jota Rafaelli, Luciana Venancio, Sheyla Coelho, Valcrez da Silva Siqueira
Categoria: Nacional Criança
Cidade: São Paulo - SP
Duração: 42min
Classificação: livre


a dama do mar-bob wilson-estados unidos-fit 2013
A Dama do Mar
16h e 21h – A Dama do Mar  |  Bob Wilson (Internacional)
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381

Sinopse:
Adaptação da escritora e ensaísta norte-americana Susan Sontag (1933-2005) para a peça de mesmo nome do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Ellida Wangel conhece a liberdade na juventude, vivendo ao lado do pai no mar selvagem da Noruega, onde se enamora de um marinheiro. Mas o pai morre e ela se casa com um médico viúvo que tem duas filhas.Tempos depois, reencontra o ex-amante estrangeiro, pede ao marido que a deixe ir, ele diz que sim, afinal é livre para fazer o que quiser, mas aí ela recua. Ao contrário de Nora Helmer, que bate a porta e deixa para trás marido, filho e a mediocridade doméstica e machista em A Casa de Bonecas, outro clássico de Ibsen lançado nove anos antes, Ellida fica. Em sua primeira direção de um elenco exclusivamente brasileiro, o encenador,cujo prestígio internacional é atribuído ao formalismo rigoroso de suas obras, desde a década de 1970, dialoga indiretamente com três criadores influentes do teatro no país ao escolher atores que já trabalharam com os mesmos: Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa e Gerald Thomas.


Ficha Técnica:
Encenação, cenografia e iluminação: Robert Wilson / Codireção:Giuseppe Frigeni / Texto: Susan Sontag, inspirada em Henrik Ibsen / Com: Bete Coelho (participação especial), Felipe Sacon, Hélio Cícero, Lígia Cortez, Luiz Damasceno e Ondina Clais Castilho
Categoria: Internacional
País: EUA
Duração: 110min
Classificação: 16 anos


mira extraordinárias diferenças sutis igualdades-grupo de teatro de pernas pro ar-fit 2013
Mira Extraordinárias Diferenças
Sutis Igualdades
16h - Mira Extraordinárias Diferenças Sutis Igualdades  |  Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar (Nacional Rua)
Bosque Municipal, rua José Deguer, s/n - Jardim Nazareth (próximo a Unesp/Ibilce)

Sinopse:
Alguns quadros do escultor e pintor espanhol Juan Miró são compostos por figuras que podem lembrar garatujas infantis ou rabiscos pré-históricos.Povoada de símbolos, sua obra foi associada ao surrealismo. Apreender o observador pela sensibilidade e não pela razão é a premissa que leva os criadores gaúchos a evocar o universo do artista barcelonês nesse espetáculo de rua com bonecos gigantes, colocando uma lente de aumento sobre a delicadeza e o espírito lúdico da existência. Alegorias coloridas, estilizadas em mais de metro de altura,ocupam o espaço público chamando a atenção dos transeuntes, conduzindo-os para o lugar da apresentação. Os bonecos irradiam energia quando seus manipuladores começam a lhes dar vida. A simbiose desencadeia uma avalanche de possibilidades. Percebe-se uma dramaturgia não verbal estruturada por meio de ações e de figuras valorizadas pela riqueza visual, pela leveza dos movimentos e pelas sonoridades incidentais que ajudam a compor enquadramentos conforme o ponto de vista de cada espectador.Relações lúdicas e corriqueiras sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos, suscitando um mergulho na identidade de cada um. A metáfora brota em cor, luz e poesia. O grupo foi fundado em 1988 e ao longo desses 25 anos consolidou uma linguagem própria que borra as fronteiras da arte, conjurando teatro de rua, animação, circo e música.

Ficha Técnica:
Criação: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar / Direção: Raquel Durigon e Luciano Wieser / Com: Denisson Gargione, Diego Kurtz, Lenon Kurtz, Raquel Durigon, Tayhú D. Wieser, Txai D. Wieser e Vitor Brasil
Categoria: Nacional Rua
Cidade: Canoas - RS
Duração: 40 min
Classificação: livre 


julia-grupo de teatro cirquinho do revirado-fit 2013
Julia
16h – Julia | Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado
Praça Dom José Marcondes – Centro

Sinopse:
O teatro de rua é naturalmente o palco do povo da rua.Este às vezes catalisa a roda ou intervenção cênica no espaço público. Por vezes, os criadores invertem o jogo e se voltam para essa gente como tema e estética. O espetáculo catarinense é exemplar da lapidação às avessas. Júlia e seu fiel escudeiro, Palheta, são seres quixotescos na superação de toda ordem deobstáculos. Eles chegam para assentar sonhos e desejos. Riscam seu território. Ela é a mulher das ruas. Ele, seu cicerone. Numa carroça-casa, empilham as bagagens e bugigangas, coisas da vida e do mundo que valem muito para um desvalido.Uma vez instalada, a dupla equilibra-se por uma hora entre realidade e ilusão. Afinal, alguém sem pernas seria capaz de rodopiar? Como o núcleo não possui diretor fixo, o convidado da vez foi PépeSedrez, da Companhia Carona de Teatro, de Blumenau (SC), que desenvolvia pesquisa com esse foco havia três anos, buscando inspiração na bufonaria, no circo de horrores, na cultura cigana, etc. A preparação técnica e a desenvoltura dos comediantes sustentam a interação e a teatralidade em cada gesto, objeto, adereço e canção sem sucumbir à precariedade material exposta. A montagem de Júliacircula pelo Brasil durante este ano,selecionada para a concorrida programação do Palco Giratório. O grupo nasceu em 1997, quando o casal Yonara Marques e Reveraldo Joaquim mandou confeccionar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre de cerimônias chamava-se Revirado.

Ficha Técnica:
Roteiro e dramaturgia: Fabiano Peruchi, Pépe Sedrez, Reveraldo Joaquim e Yonara Marques / Direção: Pépe Sedrez / Com: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques
Categoria: Nacional Rua
Cidade: Criciúma - SC
Duração: 55min
Classificação: 12 anos 


circo negro-cia. senhas de teatro-fit 2013
Circo Negro
19h – Circo Negro  |  Cia. Senhas de Teatro (Nacional Adulto)
Ginásio do SESC, avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333

Sinopse:
O espetáculo toma códigos universais do circo para discutir a representação no teatro, embaralhando ficção e realidade. Em cena, quatro atores assumem a função de intérpretes e explicitam mecanismos do jogo teatral. Eles discutem relações humanas, valores éticos e manipulação da verdade interagindo com a plateia. Não faltam números circenses, como o da hipnose e o do domador em meio ao turbilhão de estados emocionais, gestos e técnicas de atuação. Tudo é permeado pelo humor, no limite da crueldade. O autor Daniel Veronese é admirado na Argentina e na Europa por causa da inventividade dos seus textos que, não raro, ele mesmo dirige – no ano passado, encenou O Líquido Tátil com o Grupo Espanca! (MG). Ele gosta de refletir sobre a arte do teatro em suas histórias, exercendo a metalinguagem mesmo quando parece tratar de situações corriqueiras. Um dos núcleos mais consistentes da capital paranaense, a CiaSenhas de Teatro está em atividade há 14 anos. Afirma-se movida por questões estéticas, ideológicas e sociais. Como exemplo das inquietações vigentes no pensamento e na prática da diretora e dramaturga Sueli Araujo e dos intérpretes-criadores, a companhia concebe e realiza, desde 2005,a Mostra Cena Breve Curitiba – A Linguagem dos Grupos de Teatro, que vai para a nona edição.


Ficha Técnica:
Texto: Daniel Veronese / Direção: Sueli Araujo / Com: Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafel di Lari
Categoria: Nacional Adulto
Cidade: Curitiba - PR
Duração: 60min
Classificação: 16 anos

Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa do FIT 2013

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