quarta-feira, 26 de junho de 2013

SESI traz peça sobre o pato e a morte

espetáculo o pato, a morte e a tulipa-cia. de feito-teatro infantil-sesi rio preto
A morte é algo natural da vida: mais que isso, é consequência dela. No entanto, este tema ainda é um tabu nas histórias infantis, pois pouquíssimas vezes é tratado de forma séria, levando a uma reflexão necessária. É buscando desmistificar este assunto para as crianças que a Cia. de Feitos concebeu a peça “O Pato, a Morte e a Tulipa”, adaptação do livro homônimo do alemão Wolf Erlbruch. O espetáculo será apresentado no Teatro do SESI Rio Preto nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30 de junho. Na sexta a sessão é às 15 horas e no sábado e domingo às 16 horas. A entrada é gratuita.

Um dia, o pato descobre que a morte o está seguindo. Leva um susto, mas logo vê seu sorriso amigo e, aos poucos, aceita sua companhia. A morte, ao conhecer o pato, encanta-se por ele e perde a noção do tempo, desfrutando um pouco mais daquela vida tão boa e divertida. 

A montagem, além de muito sensível, também é plasticamente bela. Por meio de projeções coloridas e jogos de luz e sombra, um retroprojetor no fundo do cenário apresenta os vários ambientes e devaneios do pato sobre a hora da partida. Também traz pinceladas de tinta, jatos d’água, papéis picados e recortes de jornais, explorando possibilidades imagéticas que complementam a encenação. 

Com beleza, sutileza e bom humor, a peça não trata da morte apenas como o fim da vida, mas como parte dela. De forma poética, evidencia como o tema está presente no imaginário infantil e não busca oferecer respostas prontas, mas promover a reflexão sobre o tema.

O espetáculo ganhou o “Troféu Pecinha É a Vovozinha” pelo Melhor Início de Espetáculo de 2011 (Coluna de Dib Carneiro Netto na Revista Crescer), e foi indicada ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2011, na categoria especial, pelo uso de imagens em retroprojetor associadas à dramaturgia, e ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2011, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil de 2011. 

Ficha Técnica
Adaptação: Cia de Feitos e Carlos Canhameiro 
Direção: Carlos Canhameiro 
Elenco: Artur Kon, Denise Cruz, Giscard Luccas e Leandro Ivo 
Preparação Corporal: Karina Moraes 
Cenário e Figurinos: Márcio Tadeu 
Adereços: Cia de Feitos, Luna Vicente, Fulvia Marchezi e Marcela Donatto 
Iluminação: Daniel Gonzalez 
Arte Gráfica: Leandro Ivo 
Assessoria de Imprensa: Giscard Luccas 
Produção: Fulano’s Produções Artísticas, Rodrigo Palmieri e Leandro Ivo

Serviço:
Espetáculo: “O Pato, a Morte e a Tulipa”
Data: sexta, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30 de junho de 2013
Horário: sexta (28) às 15 horas; sábado (29) e domingo (30) às 16 horas
Local: Teatro do SESI Rio Preto, avenida Duque de Caxias, 4.656 - Vila Elvira. 
Duração: 45 min.
Classificação indicativa: livre
Entrada: gratuita, sendo preciso retirar os ingressos meia hora antes do início da peça
Mais informações: (17) 3224-6611

Fonte e Foto: SESI Rio Preto

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...