quinta-feira, 13 de junho de 2013

SESI apresenta a peça juvenil Amado

teatro sesi rio preto-jorge amado-espetáculo amado-cia brincarte
Prestigiado por mais de 16 mil pessoas em 2012, o espetáculo juvenil “Amado” chega ao Teatro do SESI Rio Preto para três apresentações gratuitas, na sexta-feira, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho. Nos dias 14 e 15 a sessão acontece às 20 horas e no dia 16 às 19 horas.

Primeira peça criada pelo Instituto Brincante, a montagem é encenada por integrantes do instituto, tem consultoria artística de Antonio Nóbrega, direção e roteiro de Rosane Almeida, e, em breve, ganhará versão cinematográfica.

Inspirada na obra de Jorge Amado, a peça não só traduz a obra do autor baiano para o teatro, mas também a maneira como ele criou suas histórias e personagens. Com canções interpretadas ao vivo e performances de dança, o espetáculo é uma grande festa. No elenco estão nove artistas (professores e ex-alunos do Instituto Brincante) com rigorosa formação em dança, música, circo e teatro, e uma visão lúdica do fazer artístico. 

Seguindo o modelo dos espetáculos populares, as linguagens artísticas (canto, dança, teatro e circo) dialogam para refletir um tema central: o amor. A peça retrata diversos personagens encontrados na obra de Jorge Amado, dando destaque às variadas formas de amor com as quais o autor contextualizou esses personagens, como o amor pela cachaça e pelo jogo encontrado em Vadinho (Dona Flor e Seus Dois Maridos); o amor pela confusão e pela briga, característicos de Baldo (Jubiabá); ou o amor pelo sonho de Vasco Moscoso (O Capitão de Longo Curso). 

Amado se propõe a compreender as inspirações do autor baiano e a utilizá-las em todas as formas de linguagem possíveis no palco. Os desfiles de tipos populares, a ênfase no Brasil mestiço, o humor e a beleza do povo brasileiro são alguns dos elementos utilizados em cena e reunidos em vários esquetes contados de maneiras diferentes. 

Rosane Almeida, que assina o roteiro e a montagem de Amado, buscou estreitar o universo de afinidades entre a obra de Jorge Amado, sobretudo de seus personagens, e os elementos e contextos da cultura popular brasileira, grande fonte de pesquisa e inspiração para o Instituto Brincante no desenvolvimento e na formação de artistas brasileiros. 

A trilha sonora de Amado, formada por composições e arranjos autorais do elenco, é uma síntese dos ritmos brasileiros e explora o melhor da música instrumental do país. As letras transmitem poeticamente as passagens mais significativas da obra de Jorge Amado e as canções são interpretadas ao vivo. 

Segundo a diretora Rosane Almeida, montar um espetáculo em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado foi um presente para o Instituto Brincante. “Desde sua origem, o Brincante tem se caracterizado como um local de estudo e reinterpretação de uma generosa cultura que vêm subsidiando trabalhos inovadores de educação”, finaliza a diretora. 

Sobre o Instituto Brincante 
Com 20 anos de atividades comemorados em 2012, o Instituto Brincante é dirigido pelo ator, dançarino e músico Antonio Nóbrega e pela dançarina e atriz Rosane Almeida. É um centro de pesquisa e difusão das mais variadas áreas do conhecimento e da cultura brasileira. 

Durante sua trajetória, a instituição consolidou-se como um ambiente de pesquisa, assimilação, criação e, principalmente, encontros e trocas que possibilitam compartilhar a riqueza da nossa cultura e sua importante diversidade – caminhos que tradicionalmente ajudaram o ser humano a entender seu espaço e a interferir na ordem social. 
  
Ficha técnica:
Direção e roteiro: Rosane Almeida
Texto: Marcelino Freire em colaboração com Luan Maitan e elenco
Assistente de direção: Antônio Meira
Direção musical: Leonardo Gorosito
Consultoria artística: Antonio Nóbrega
Elenco: Alencar Martins, Antônio Meira, Carla Passos, Cristiano Meireles, Fláira Ferro, Flora Popovic, Leonardo Gorosito, Rosane Almeida e Saulo Bortoloso
Produção executiva: Fernanda Assis

Serviço:
Espetáculo “Amado”
Data: sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho de 2013
Horário: Dias 14 e 15/06 às 20h e dia 16/06 às 19h
Local: Teatro do SESI Rio Preto, av. Duque de Caxias, 4.656 - Vila Elvira. 
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: livre
Entrada: gratuita, sendo preciso retirar ingressos meia hora antes
Mais informações: (17) 3224-6611

Fonte e Foto: SESI Rio Preto

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...