sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nelson Castro recebe o musical Raizeiros

raizeiros-resgate música raiz-música-teatro nelson castro
A Cia. Voz, Vinho e Violão apresenta nesta sexta-feira, 21 de junho, às 20 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro, o espetáculo “Raizeiros”, que resgata a história da música raiz sertaneja desde seu início em meados de 1910 e destaca um dos ícones, Cornélio Pires.

Jornalista, escritor, poeta, folclorista e cantador, Cornélio foi o primeiro a gravar um disco de música caipira no Brasil em maio de 1929, intitulado “Série Caipira Cornélio Pires”. Além da história de Cornélio, o espetáculo retrata a trajetória de grandes músicos que se destacaram no gênero caipira brasileiro.

Segundo Marcos José Fabri, idealizador do projeto, o maior desafio do espetáculo “Raizeiros” foi a escolha do repertório. “A música raiz é genuinamente brasileira e possui mais de 100 anos de uma história de sucesso. Foram vários compositores e intérpretes que enalteceram a música raiz e isso, fez com que nosso trabalho de pesquisa fosse bem rigoroso para não deixar de fora nenhuma canção que tenha se firmado na história da música raiz brasileira”, explica.

No repertório do espetáculo o grupo inseriu canções de várias décadas como: “Jorginho do Sertão” - primeira música gravada, “Tristeza do Jeca”, “Vida Marvada”, “Mão do Tempo”, “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Pagode em Brasília”, “Boate Azul”, “Amargurado”, entre outros sucessos.

O espetáculo “Raizeiros” é um show acústico com voz, violão, violão base, baixo acústico, viola caipira, harpa e percussão. No palco, dão vida ao espetáculo sete músicos e um narrador. “Conseguimos reunir neste espetáculo músicos que possuem uma bagagem musical muito grande. O Julian (violão base/voz) e o Arsenio (Harpa/voz) são paraguaios e isso enalteceu o espetáculo, pois conseguimos apresentar canções cantadas em português e em castelhano, o que aproxima ainda mais o público a realidade da música raiz”, explica o idealizador.

O figurino do espetáculo foi assinado pela estilista Cássia Guimarães que se inspirou nas vestimentas usadas no final do século XIX e início do século XX - época em que o Brasil se baseava na elegância e sofisticação da moda Europeia, conhecida como período “Eduardiano” na Inglaterra e “Belle Époque” na França.
                                                            
Ficha Técnica:
Voz – Marcos Fabri
Voz – Marcel (Jair Oliveira)
Harpa e Voz – Arsenio S. Nuñez
Violão Base e Voz – Julian V. Dias
Percussão – Fernando Freitas
Baixo Acústico – Gustavo Paulucci
Violão e Viola – Marcel / Fabri / Gustavo
Narração – Manoel Neves Filho
Figurino – Cássia Guimarães
Técnica – Marcelo D’Giuli
Direção Artística – Manoel Neves Filho
Idealizador / Direção Geral – Marcos Fabri 

Serviço:
Espetáculo “Raizeiros”, com a Cia. Voz, Vinho e Violão
Data: sexta-feira, 21 de junho de 2013
Horário: às 20 horas
Local: Teatro Municipal Nelson Castro, avenida Feliciano Sales Cunha , 1.020 – Vila Itália
Entrada: R$ 20
Mais informações: (17) 3226-1828 / 3234-4297 / www.raizeiros.com.br


Fonte e Fotos: Grazy Campos - Fieri Comunicação

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...