quarta-feira, 15 de maio de 2013

Brasil-Alemanha é tema de workshop

workshop-cbl-brasil alemanha-stefanie kastner-ricardo costa
A CLB – Câmara Brasileira do Livro realiza no dia 21 de maio, terça-feira, o workshop Oportunidades de Negócios Brasil-Alemanha, das 9h30 às 12h30, com a presença dos palestrantes Stefanie Kastner e Ricardo Costa. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Este ano o Brasil será o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt e a Alemanha será homenageada nas Feiras do Livro do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Por essa razão, há uma enorme oportunidade de intercâmbio de negócios entre os dois países por meio de vários projetos.

Um deles é o Programa de Apoio à Tradução do Goethe-Institut, que tem por objetivo incentivar a publicação de livros de autores alemães em outras línguas, tornando a literatura alemã acessível a leitores que não dominam o idioma alemão. O programa existe há 35 anos e nesse período foram fomentadas quase 5 mil obras em 45 idiomas.

Neste workshop, Stefanie Kastner apresenta o programa e esclarece as condições para participação dos editores brasileiros. Apresenta também o novo site “Literatura Alemã no Brasil”, elaborado pelos Goethe-Institut do Rio de Janeiro e de São Paulo e sua utilização pelas editoras brasileiras. Além disso, tratará também das atividades e projetos da temporada da Alemanha no Brasil e do prêmio especial para a melhor tradução do alemão para o português brasileiro no âmbito do Prêmio Jabuti.

Ricardo Costa apresentará um panorama do mercado editorial alemão – e suas maiores editoras, as de maior destaque, as pequenas, os nichos específicos de mercado e dados de produção e venda. A apresentação trará também um overview da Feira do Livro de Frankfurt, maior feira de conteúdo do mundo.

Stefanie é livreira e bibliotecária. Graduou-se em ciências políticas, ciências da comunicação, história e biblioteconomia em Munique, Eichstâtt e Stuttgart. Após cinco anos de atividades como diretora de biblioteca pública na Alemanha, trabalha desde 2003 no Goethe-Institut, onde atuou como diretora do Departamento de Informação e Biblioteca nos Goethe-Institut de Rotterdam/Países Baixos, Argel/Argélia e Abidjan/Costa do Marfim. Atualmente trabalha no Goethe-Institut São Paulo e coordena o trabalho de informação e biblioteca dos Goethe-Institut na América do Sul.

Ricardo Costa atua hoje como Associate Partner da Feira do Livro de Frankfurt para América Latina sendo responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da Feira na região; é ex-diretor e sócio do PublishNews – portal de notícias do mercado do livro no Brasil e no Mundo. Nascido em 1963, tem formação em Análise de Sistemas, Teologia e Produção Editorial. Por seis anos trabalhou em editoras como diretor editorial e de marketing, foi membro do conselho editorial e atuou como assessor em planejamento editorial por três anos. Tem experiência internacional na cobertura de feiras e festivais literários.

Serviço:
Workshop: “Oportunidades de Negócios Brasil-Alemanha”, com Stefanie Kastner e Ricardo Costa
Data: terça-feira, 21 de maio de 2013
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Câmara Brasileira do Livro, rua Cristiano Viana, 91 – Pinheiros – São Paulo
Mais informações: (11) 3069-1300 ou escoladolivro@cbl.org.br

Fonte: CLB – Câmara Brasileira do Livro  |  Foto: Divulgação

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...